A CAVERNA

Atos 20:22,23

“E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.”

Quem começaria uma jornada, tendo certeza de cadeias e tribulações? Quem sairia do conforto de sua casa, ciente de que o cenário lá fora oferece riscos?

O texto aponta para o apóstolo Paulo, mas ele não foi o único! Podemos citar Moisés, que retornou ao Egito, mesmo sabendo que poderia ser morto pelo exército de Faraó! Temos Abraão, que iniciou uma jornada, sem saber para onde iria! Temos João Batista, pregando e confrontando a todos com a verdade, mesmo ciente de que poderia morrer a qualquer momento! Temos Estêvão, que caminhou rumo a morte física, sem se calar, porque essa era a sua jornada!

Gostaria de ter uma palavra diferente, para a Igreja do Século XXI, mas a jornada tem sido a mesma: CADEIAS E TRIBULAÇÕES nos esperam! Gostamos de falar sobre os HERÓIS DA FÉ, mas temos medo de fazer o que eles fizeram e trilhar o caminho que eles trilharam!

Temos escolhido a CAVERNA!

De acordo com o site: https://www.infoescola.com, “CAVERNA é um espaço subterrâneo inóspito, mas dotado de oxigênio, amplo o suficiente para ser examinado e estudado pelo homem.”

Sua definição não aponta para um local onde o ser humana deva viver, MAS é possível ficar algum tempo na CAVERNA.  Geralmente é pra lá que corremos, quando não queremos nos expor ou estamos com medo de algo ou alguém.

Apocalipse 6:12-15 = “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes.”

1 Reis 19:3-9 = “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. Voltou segunda vez o anjo do Senhor, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Queridos, TODOS nós estamos com medo! Hospitais lotados, famílias em luto, perda de amigos! Lares desfeitos pela COVID! Dores, lágrimas, prantos! Esfriamento das igrejas! Estatísticas alarmantes!

Diante desse cenário desfavorável, precisamos perceber onde estamos e pra onde iremos! Onde Deus está lhe mandando ir? O que Deus está lhe pedindo para fazer? O que Deus está lhe mandando pregar? Que mensagem Deus está lhe mandando proclamar? Queridos, na CAVERNA só ouviremos o eco de nossas lamentações!

Romanos 10:13,14 = “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

Sim, é verdade, podemos morrer! Sim, é verdade, podemos perder quem amamos! Sim, é verdade, podemos sentir dores, podemos derramar lágrimas! Sim, é verdade, podemos sentir medo! MAS a verdade Bíblica é que não fomos chamados para ficar dentro da CAVERNA

Que Deus nos abençoe, nos fortaleça e nos cubra com coragem para sermos filhos obedientes, pregadores da Palavra!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!