A FOGUEIRA
Eu e minha esposa, gostamos de acompanhar séries de sobrevivência na TV! Umas das prioridades é fazer fogo e abrigo! O abrigo, para garantir proteção com animais, chuvas e ventos fortes! O fogo, para o preparo dos alimentos, aquecimento a noite e fervura da água a ser consumida!
Gostaria de focar na prioridade chamada: FOGUEIRA!
Não basta possuir técnicas, é preciso perseverança, pois quase sempre o fogo não acende na primeira tentativa! Além disso, não basta ter êxito ao acender a FOGUEIRA, é preciso atenção para manter o fogo aceso! Por fim, para manter-se sempre aquecido, também se faz necessário ter estoque de madeira e isso requer esforço físico e equilíbrio mental!
O fato é que a FOGUEIRA é essencial para a vida dos sobreviventes e, quando o trabalho é dividido, tudo fica mais fácil e menos cansativo:
- Alguém assume a responsabilidade de pegar a lenha;
- Outro a responsabilidade de tentar acender o fogo;
- Outro de manter o fogo aceso durante as noites;
- Outro de manter o fogo aceso durante os dias;
- Outro de escolher o melhor local a aceder a FOGUEIRA.
Assim, podemos perceber um trabalho em equipe, que culmina no bem comum e todos ficam aquecidos!
No cristianismo temos algo parecido com o exemplo da FOGUEIRA!
Se TODOS pensarem apenas em se aquecer, não haverá lenha, não haverá o responsável por acender o fogo, além do risco do fogo apagar por falta de sentinela.
O tempo me mostrou que nem todos são capazes de aceder uma FOGUEIRA, assim como nem todos possuem forças para encontrar e trazer lenhas! Também observei que muitos não conseguem vigiar e manter a FOGUEIRA acesa!
Observei ainda que a presença de um maestro é indispensável nesse cenário. Alguém que possa orquestrar as idas e vindas de todos que dependem do calor da FOGUEIRA!
Assim funciona a FOGUEIRA chamada CORPO DE CRISTO (Romanos 12 e 1 Coríntios 12), onde a diversidade das responsabilidades, dão forma a IGREJA do Senhor Jesus.
Confesso que algumas vezes questionei o meu lugar nesse ORGANISMO VIVO, que oferece o calor da vida! Por que não fiquei responsável apenas por acender a FOGUEIRA? Por que não assumi o compromisso apenas de limpar a área a ser acendido o fogo?
Sabemos que nessa dinâmica, há trabalhos que exigem mais de uns e menos de outros! Há os que precisam pensar e os que precisam de força física! Há os que executam suas responsabilidades em alguns minutos e os que precisam ficar de sentinela!
"Hoje, Deus me fez entender a beleza dessa FOGUEIRA! Não importa o que façamos, se irá exigir muito ou pouco, o que realmente importa é a alegria de ver o sorriso de alguém que estava com frio, se aquecendo ao lado da FOGUEIRA que você ajudou a acender."
Por isso queridos, sintam prazer onde Deus lhe colocou! Se tiver que pegar lenha, faça com prazer! Se tiver que ficar acordado a noite toda para garantir o calor do fogo, faça com dignidade e respeito! Se for preciso apenas limpar o local da FOGUEIRA, limpe com um sorriso no rosto!
Sinta prazer onde Deus te inseriu e faça o seu melhor SEMPRE, porque o calor dessa FOGUEIRA é de responsabilidade de todos nós.
Que o Senhor nos abençoe!
Carlinhos