A GARANTIA

De acordo com o Dicionário online, “GARANTIA” significa um ato ou palavra que se assegura o cumprimento, um compromisso com penhor.

Tomando como referência essa definição, é evidente que todos nós gostaríamos de possuir uma GARANTIA de bons resultados diante de tudo que compramos ou investimos.

Quando compramos um carro, uma moto, uma casa... desejamos que se faça valer cada centavo investido, visto que o nosso dinheiro é fruto do precioso tempo investido no trabalho, MAS nem sempre alcançamos os resultados desejáveis.

Eu já comprei uma moto que sempre me deixava na rua! Apresentava problemas na parte elétrica, na mecânica, etc. Também já comprei calçados pela internet e, mesmo sendo o meu número, ficaram apertados! A lista das surpresas só cresce e fica cada vez mais claro, que nem sempre teremos a GARANTIA do “sucesso” naquilo que fazemos.

No universo cristão estamos cheios de desafios! Somos desafiados a amarmos os nossos cônjuges, a criarmos os nossos filhos, a sermos fieis adoradores, a crescermos no Senhor, a honrarmos os nossos pais, amarmos os nossos inimigos, etc.

O fato é que, algumas vezes testemunhamos cenários tristes e cruéis. Conheço famílias que se desfizeram por causa do adultério! Filhos que se desviaram, mesmo tendo nascido e crescido na igreja e debaixo do amor e cuidado dos pais! Vejo maridos cruéis, mesmo tendo uma esposa amável e desempenhando com excelência o seu papel de auxiliadora! Vejo esposas murmurando, mesmo diante de esposos que fazem todo o possível para cumprirem com o seu papel diante da família!

Tudo isso, tem causado cansaço e desestímulo para a continuidade do empenho e dedicação a vida cristã.

Por tudo isso, somos tendenciosos a questionarmos sobre algumas GARANTIAS:

  • Êxodo 20:12 = Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
  • Provérbios 22:6 = Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.
  • Malaquias 3:10 = Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

Muitos versículos poderiam ser citados, mas estes são suficientes para refletirmos sobre o tema em questão! O fato é que algumas frases, poderiam derivar dos textos acima, em tom de desconfiança:

  • Tenho me dedicado aos meus pais, mas estes não reconhecem e me tratam mal e sempre falam de mim por costas! Sou o único filho que oferece assistência, mas isso não muda em nada o tratamento deles comigo!
  • Tenho um filho longe dos caminhos do Senhor, mesmo tendo ensinado a Palavra de Deus e criado dentro da igreja desde criança!
  • Sempre fui fiel em minhas ofertas ao Senhor, mas estou desempregado a dois anos e passando por grandes problemas matrimoniais por causa disso!

Queridos, a vida cristã não é fácil e nunca foi prometido que seria! O fato de crescermos numa sociedade que visa a GARANTIA dos resultados, tem nos contagiado e nos feito duvidar da Palavra de Deus.

Na verdade, precisamos descansar em textos que nos leve a erguer a cabeça e continuarmos firmes nos caminhos do Senhor. Textos que apresentam verdades consoladoras:

  • Filipenses 1:6 = Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
  • 1 Coríntios 15:58 = Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
  • Tito 1:2 = Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos.
  • João 6:37 = Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

“Meus irmãos, como não descansar diante de um Deus que terminará a obra iniciada em nossas vidas? Como alimentar pensamentos dúbios diante de um Deus que afirma que o nosso trabalhar não é vão? Como duvidar de um Deus que não pode mentir? Como titubear diante de um Deus que NUNCA nos lançará fora?”

Talvez, nesta Terra, os nossos olhos não vejam aquilo que nos agrada, MAS isso não significa que Deus perdeu o controle! Diante disso, façamos o que nos é ordenado fazer, sem permitir que o incompreensível ocupe a nossa mente, nos levando para locais onde a nossa fé e comunhão sejam abaladas.

Fiquemos firmes, mesmo que não tenhamos o reconhecimento dos homens! Mesmo que os nossos esforços, assumam a forma de inúteis! Deus está no controle!

Precisamos conviver com a possibilidade de nos decepcionar com o nosso cônjuge, com os nossos pais, com os nossos filhos! Saiba que podemos até nos decepcionar com a nossa própria vida e atitudes! Mas isso não anula o fato de que Deus está no Trono, controlando tudo e todos!

Por tudo isso, em toda a ocasião, tenhamos a nossa mente nas regiões celestiais, sabedores de que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam - 1 Coríntios 2:9, CREIA NISSO!

Deus não está sendo julgado, nós sim! Deus não cometeu qualquer falha na história humana, nós sim! Deus nunca desejou o mal para os nossos filhos, nossos pais ou cônjuges, mas experimentamos apenas e tão somente, os reflexos de nossa natureza pecaminosa.

Por tudo isso, importa que Ele cresça e seja exaltado acima de tudo e todos!

Que Deus nos abençoe!

 

Carlinhos

 

 

 

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!