A RENÚNCIA
De acordo com o Dicionário Bíblico online, RENUNCIAR significa abandonar, rejeitar ou sacrificar algo que lhe pertence. Refletindo sobre esse tema e considerando essa definição, poderíamos trilhar diversos caminhos e linhas de pensamentos, onde a RENÚNCIA ocuparia o seu espaço.
Em Lucas 14:33, podemos observar que a RENÚNCIA compõe a lista de características de um seguidor de Jesus: “Assim, portanto, todo aquele dentre vós que não renunciar a tudo quanto de mais estimado possui, não pode ser meu discípulo.”
Partindo do pressuposto que você é um cristão, entendo que o ato de RENUNCIAR faça parte de algum momento de sua vida! Abrir mão é algo muito complicado e difícil, porque envolve sentimento, prazer, emoção, MAS vejamos o que a Palavra de Deus fala sobre isso:
Mateus 6:19-21 = “Não acumuleis para vós outros tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde ladrões arrombam para roubar. Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam. Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.”
RENUNCIAR as belezas desse mundo, por entender que precisamos cultivar um tesouro eterno no céu, é uma atitude que brota de um coração que enxerga a eternidade! Por mais gostoso, belo, prazeroso... que sejam algumas coisas, chega um momento em nossas vidas, que precisamos repensar a continuidade delas em nosso ser!
Diante disso, vale a pena pensar:
- Essa amizade é boa, mas me leva para longe de Deus, o que devo fazer?
- Esse hobby é prazeroso, mas me rouba o tempo com Deus, o que devo fazer?
- Essa série é eletrizante, mas não tem edificado a minha família, o que devo fazer?
- Esse emprego é ótimo, mas tem me levado a pecar diariamente, o que devo fazer?
RENUNCIAR é exercitar a total dependência de Deus em tudo! Algumas famílias têm ficado pelo caminho, por falta de RENÚNCIA!
É preciso coragem para RENUNCIAR tudo aquilo que nos conduz ao pecado, mesmo que “pensemos” está no controle de tudo! Há ocasiões que devemos REUNINCIAR até o que não é pecado, caso seja identificado que esteja nos conduzindo à APARÊNCIA DO MAL. Por fim, é preciso coragem para RENUNCIAR aquilo que esteja ocupando o lugar, que pertence apenas a Deus.
Pensemos no cenário abaixo:
Gênesis 22:1-3 = “Passados esses acontecimentos, Deus submeteu Abraão a uma prova, convocando-o: “Abraão! Abraão!” Ao que ele redarguiu: “Eis-me aqui, Senhor!” Então Deus lhe ordenou: “Toma Isaque, teu filho, teu único filho, a quem tu muito amas, e vai-te à terra de Moriá. Sacrifica-o ali como holocausto, sobre um dos montes, que Eu te indicarei!” Abraão levantou-se bem cedo, selou seu jumento e tomou consigo dois de seus servos e seu amado filho Isaque.”
É isso mesmo queridos, RENUNCIAR é uma questão de obediência e fé! Isso causa desconforto, inquietude de coração, MAS precisamos pensar sobre o assunto, pois essa é uma das características do povo de Deus.
Que Deus nos dê forças e quebrante o nosso coração! Que Deus nos faça trazer a memória, quão maravilhoso é obedecê-lo! Que o Senhor nos faça enxergar a preciosidade de entendermos que Ele sempre tem o melhor para as nossas vidas. Que a atuação do Espírito Santo em nossas vidas, nos capacite a RENUNCIAR o que for preciso, para mantermos uma constante e firme comunhão com o Senhor.
Você está disposto a RENUNCIAR!?
Carlinhos