AMIGO
O termo “AMIGO” é bastante usado em nosso dia a dia. Algumas vezes chamamos de AMIGO aqueles a quem temos uma afinidade maior. Por outro lado, há os que possuem o hábito de chamarem TODOS de AMIGO, nesse caso percebemos apenas e tão somente um vício de linguagem e nada mais!
Dessa forma, começamos a construir alguns cenários onde os amigos estão presentes:
- Amigos de trabalho;
- Amigos de faculdade;
- Amigos do futebol;
- Amigos da igreja;
- Amigos da rua onde moramos;
- Amigos de hobby;
- Amigos de grupos de interesse;
A lista parece não ter fim, afinal de contas, o termo “AMIGO” passou a ser circunstancial e relativo. Para refletirmos sobre o grande leque de possibilidades, acredite: Há aqueles que se transformam em “AMIGOS”, apenas por interesse!
Em suma, a essência de uma verdadeira amizade está fragilizada e ameaçada de extinção!
De acordo com as Escrituras Sagradas, uma amizade pode ser ESTÁVEL ou INSTÁVEL, BOA ou RUIM! Veremos isso em várias passagens, conforme registro abaixo:
- Em 2 Timóteo 3:4 veremos que o homem pode desenvolver uma amizade por alguém ou algo ruim, sendo essa uma amizade reprovada por Deus;
- Em Provérbios 19:4 veremos que há amigos por interesse e estes também são reprovados por Deus;
- Em Provérbios 18:24 veremos que existem amigos mais chegados que irmão, sendo este tipo de amizade, agradável ao Senhor;
- Em João 15:14 veremos Jesus ensinando que a amizade verdadeira é embasada em princípios e atitudes;
- Em Romanos 16:8 veremos o Apóstolo Paulo registrar que existem amigos diferenciados, amigos mais queridos, sendo assim podemos entender que existe níveis de amizade;
- Em Provérbios 27:17 veremos a importância do verdadeiro amigo em nosso crescimento pessoal e cristão;
Fora das Escrituras, o dicionário Online de Português, define AMIZADE como sendo o estado que nomeia a relação de duas ou mais pessoas que se amam, que demonstram afeto e respeito, fortalecendo uma união firmada no companheirismo.
Ter amigos é bom e prazeroso, mas é preciso ter o cuidado para não desenvolvermos uma amizade pelas razões erradas. Entendo que o maior ALICERCE para uma amizade saudável, seja a participação de Deus no relacionamento.
Diante disso, podemos começar a refletir sobre duas perspectivas:
- Que tipo de AMIGO tenho atraído para perto de mim e de minha família?
- Que tipo de AMIGO eu tenho sido para os outros?
Que sejamos homens e mulheres de muitos amigos, MAS que estas amizades estejam firmadas no verdadeiro amor, recheadas de respeito e confiança. Que o Senhor derrame sua misericórdia em nossas vidas, todas as vezes que buscarmos “AMIZADES” pelas razões erradas! Que o nosso coração esteja, antes de tudo, desejoso de glorificar e louvar a Deus, também através de nossas amizades.
Neste final de ano, minha oração é de gratidão. Sou muito grato pelos inúmeros amigos que Deus trouxe ao meu encontro. Homens e mulheres que se alegram comigo, mas que choram também! Pessoas queridas e que demonstram uma amizade firmada em Deus. Por tudo isso, sou desafiado a pensar:
Tenho sido um bom amigo? Tenho atraído bons amigos? Tenho buscado amizades pelas razões certas?
Pensemos nisso e que Deus nos ajude a sermos amigos segundo o Seu Coração.
Carlinhos