AMIGO DA ONÇA E LÁGRIMAS DE CROCODILO
O Recifense cartunista Péricles de Andrade, dá vida a expressão “AMIGO DA ONÇA”, ao criar situações embaraçosas entre amigos. Levando o leitor a reflexão sobre os problemas que podem vir a existir, quando estamos ao lado de pessoas “aparentemente amigas”. Na ocasião, os contos eram motivos de risadas, com o passar dos anos se tornou motivo de piadas. O fato é que entre uma gargalhada e outra, existe um fundo de verdade!
Outra expressão bastante usada, é a que aponta para as “LÁGRIMAS DE CROCODILO”! Diante de uma afirmação biológica, onde indica que o crocodilo não chora e que apenas possui um globo ocular sempre lubrificado, concluímos que essa expressão aponta para o choro fingido!
O fato é que ambas as expressões refletem atitudes que representam a essência verdadeira do ser humano! É como se vivêssemos um “flash” em nossas vidas, onde somos o que precisamos ser, para alcançarmos alguns objetivos. Assim, construímos uma grande rodovia, com trechos de falsidade, mentiras e falsas emoções! Tudo para conseguir a atenção de alguém ou a realização de um sonho!
No mundo corporativo isso é bem comum, quando observamos um alto nível de desempenho e simpatia nos processos seletivos e, logo após a contratação, registramos atos que destoem das análises e perfis iniciais.
Lamentavelmente, essa verdade tem alcançado também o povo de Deus! Levados por tendências mundanas, muitos têm se aproximado de Deus, de forma utópica. Isso nos induz a refletir sobre a ausência de autenticidade do nosso ser! Somos amigos de Deus ou AMIGOS DA ONÇA? Nossas emoções se baseiam em verdades bíblicas ou experiências pessoais? Nossas lágrimas são para o louvor de Cristo ou são LÁGRIMAS DE CROCODILO?
Somos desafiados a construir uma relação com Deus, tendo como base a verdade, a sinceridade e a fé! É preciso mantermos uma reflexão diária, policiando assim o nosso falar, pensar e agir, afim de fortalecermos uma construção de caráter aceitável diante de Deus.
É comum, nesse período do ano, ouvirmos promessas que nunca serão cumpridas! Já faz parte da cultura do brasileiro, se aproximar do próximo por interesse e, em tempos de eleições, é inevitável que tudo isso seja evidenciado.
Que a nossa conduta, possa refletir as verdades bíblicas! Que a nossa vida tenha respaldo na amizade sincera! Que as nossas lágrimas brotem de um coração que se compadece com o próximo.
Que possamos lembrar do exemplo do nosso Senhor Jesus, quando chamou os seus discípulos de AMIGOS (João 15:15) e quando derramou LÁGRIMAS por se compadecer com a dor e sofrimento do próximo (João 11:35).
Sigamos o exemplo de Cristo, fiquemos atentos aos ensinamentos dos apóstolos, lembremos das palavras do apóstolo João, quando nos exorta a amar de verdade e não apenas de palavra (1 João 3:18).
Cultive amigos de verdade, ame de verdade, chore de verdade, se aproxime do próximo pelas razões puras e sinceras, siga a Deus por gratidão e não por interesse. Deixemos os valores do mundo, no mundo!
SEJAMOS CRISTÃOS DE VERDADE!
Que o Senhor no abençoe!
Carlinhos