ANGUSTIADOS

Nos últimos dias, mas do que em qualquer outra época, tenho ouvido a frase: ESTOU ANGUSTIADO!

A angústia, segundo o dicionário on-line, significa uma sensação elevada do medo, da tristeza, do sofrimento ou da tormenta.

Alguns filósofos, também trataram esse assunto, definindo o termo da seguinte forma:

  • Kierkegaard 1813-1855, sentimento de ameaça impreciso e indeterminado inerente à condição humana, pelo fato de que o homem, ao projetar incessantemente o futuro, se defronta com possibilidade de fracasso, sofrimento e, no limite, a morte;
  • Heidegger 1889-1976, situação afetiva fundamental despertada pela consciência da inevitabilidade da morte;
  • Sartre 1905-1980, consciência da responsabilidade decorrente da infinita liberdade humana.

Como cristão, ao ler as Escrituras Sagradas, não posso negar que a angústia, também alcançou o povo de Deus durante toda a história Bíblica:

  • Salmos 25:17 = Alivia-me as tribulações do coração; tira-me das minhas angústias.
  • Salmos 119:143 = Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.
  • Romanos 8:22 = Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.
  • Romanos 8:35 = Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Uma coisa é certa: Todos estamos sujeitos a vivermos momentos de angústia! Não importa sua crença, sua posição econômica, sua condição de saúde física e espiritual! O fato é que todos nós, podemos ser vítimas desse sentimento!

O que fazer quando não é possível livrar-se de algum mal?

Como devemos agir, diante de um perigo inevitável?

Queridos, essa resposta fará toda diferença e determinará o nosso comportamento diante dos momentos de angústia!  

Somos convidados a experimentarmos uma paz sobre-humana! Somos desafiados, como cristãos, a confiarmos no Deus da nossa salvação!

Leiamos os textos abaixo:

  • Mateus 11:28-29 =  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
  • Salmos 23:2 = Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;
  • Isaías 40:29 = Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
  • Isaías 51:12 = Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?

Sim, podemos ser alvo da angústia, não devemos negar essa verdade, MAS também não precisamos lidar com esse sentimento, como se não existisse um DEUS maravilhoso e que se evolve com a nossa história. Ele interage com o seu povo, Ele é um Deus presente e não distante. Somos convidados por Deus a encontrar paz Nele. Somos chamados por Deus a enfrentarmos os momentos de angústia ao seu lado! Não estamos sozinhos, não somos um povo abandonado, não somos órfãos!

Talvez seja tempo de chorar, de ficar quieto, de ficar calado... talvez seja tempo de repensar a vida, os valores, as prioridades... talvez seja tempo de esvaziar-se, de sentir dor e conviver com o sentimento de angústia!

Uma coisa é certa: DEUS É CONOSCO!

Hebreus 13:5

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes, porque ELE tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Carlinhos

 

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!