ARROGÂNCIA

Provérbios 16:5

Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune.”

Observei, em algumas fontes na internet, que a ARROGÂNCIA pode ser vista como uma característica atribuída a uma pessoa, que se percebe em um nível de superioridade moral, social e intelectual diante dos que lhe rodeiam. Geralmente, pessoas ARROGANTES, assumem um comportamento de prepotência ou de desprezo com relação aos outros. Estão sempre buscando fortalecer a ideia de que “nada” os atingem e que sempre estão no controle de tudo!

Esse termo, aparece algumas vezes nas Escrituras Sagradas e, em todas elas, em tom de reprovação! Por isso, podemos entender a profundidade do texto exposto de Provérbios 16:05 = “Abominável é ao Senhor todo ARROGANTE de coração; é evidente que não ficará impune.”

Queridos, ninguém sabe tudo! Nem sempre estamos certos! Nem sempre teremos as melhores ideias! Nem sempre saberemos como reagir! Nem sempre saberemos lidar com determinadas situações! Nem sempre teremos a palavra final! Nem sempre seremos justos! Nem sempre julgaremos retamente! Nem sempre sairemos das lutas sem cicatrizes! Nem sempre venceremos as batalhas! Nem sempre!

O texto bíblico de Salmos 40:4, aponta para uma realidade dura: “Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” Percebemos que os ARROGANTES estão no sentido contrário ao Senhor! Não há relação, afinidade, comunhão... entre Deus e o ARROGANTE, dessa forma, podemos entender que, se há um cristão ARROGANTE, este precisa se arrepender e mudar os seus caminhos.

Em Tito 1:7-9, podemos observar as características que devem fazer parte da vida de um homem de Deus, que deseja ser um líder: “Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, NÃO ARROGANTE, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.”

Queridos, olhemos para o exemplo de Jesus! Ele, sempre será o nosso referencial de conduta ética e moral! Seus princípios são perfeitos e dignos de serem vistos, aprendidos e seguidos!

Vejamos alguns momentos vividos por Jesus, onde podemos aprender com o exercício da humildade:

Mateus 9:10-12 = E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.

Lucas 17:11-14 = De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

Jesus quebrou todas as regras da sociedade, exercitando a humildade que brota de um coração que não deseja usar de seus direitos! Ele esteve junto de pessoas menos favorecidas, afim de alcança-las e ensina-las sobre o amor, a igualdade e a empatia.

O apóstolo Paulo, ao redigir Filipenses 2:5-8, nos mostra o exemplo máximo de humildade do Senhor Jesus: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Se desejamos agradar a Deus e seguir os passos de Jesus, devemos lançar fora toda e qualquer ponta de orgulho, soberba e ARROGÂNCIA. Não há espaço para tais sentimentos na vida de um cristão! Não somos “DONOS DA VERDADE”, Cristo é a Verdade!  

Que o Senhor nos ensine o caminho da simplicidade e humildade, para que em tempo oportuno, ELE nos exalte!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!