ATORMENTADOS
Como é difícil lidarmos com as palavras que não deveríamos ter pronunciado; com as atitudes que jamais deveríamos ter tomado; com os pensamentos de fúria e condenatórios que não deveríamos ter alimentado sobre algumas pessoas... COMO É DIFÍCIL!
Como é difícil lembrarmos das decisões movidas por emoção e que nos trazem sequelas constantes... COMO É DIFÍCI!
É inevitável sermos ATORMENTADOS pelas escolhas erradas que fizemos ao longo da vida. Algumas delas, não apenas nos deixaram sequelas, como alcançaram injustamente a vida de outras pessoas.
A nossa impulsividade nos revida com marcas e cicatrizes, sendo muitas delas irreparáveis!
O ápice desses tormentos se dá com a dura realidade de não podermos mudar o passado: Palavras ditas não voltam! Ações tomadas, não tem volta!
Como lidar com essa realidade? Como enfrentar e administrar as nossas lembranças?
A verdade é que as lembranças NÃO PODEM ser apagadas de nossa mente! O nosso passado continuará sempre vivo em nossa memória! Os nossos olhos sempre contemplarão os reflexos de nossas decisões, sejam elas certas ou erradas!
Em Filipenses 3:12-15 lemos o seguinte: “Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Por isso, todos nós que alcançamos a maturidade espiritual, devemos pensar dessa mesma maneira; porém, se em algum aspecto pensais de forma diferente, também quanto a isso Deus vos esclarecerá.”
Quando o apóstolo Paulo aplica a palavra “esquecer”, não está se referindo a eliminar da mente, MAS colocar valores superiores em primeiro lugar. Quando ocupamos a mente com a pregação do evangelho, com uma vida de oração, com a leitura da Palavra de Deus, com a participação nos cultos de louvor e adoração a Deus, CRIAMOS uma barreira imaginária entre o presente e o passado. Quanto mais alimentamos o NOVO HOMEM, menos pensaremos em quem éramos e em tudo que fizemos!
Por isso, mesmo sendo alvos de momentos de TORMENTAS, devemos nos fortalecer nas coisas celestiais e redirecionar o nosso olhar para o que é eterno, para o prêmio que está reservado ao povo de Deus.
Em Eclesiastes 5: 18-20 podemos ler o seguinte: “Na experiência da vida, descobri que o melhor e o que mais vale a pena é: comer, beber, e desfrutar o resultado de todo trabalho realizado debaixo do sol durante os poucos anos que Deus lhe concede, porquanto esta é a sua porção e recompensa. Todo homem a quem Deus concede riquezas e recursos que o tornam capaz de sustentar-se, de receber a sua porção e desfrutar das recompensas do seu trabalho, isso é presente de Deus. Esta pessoa não ficará refletindo sobre os dias que se passaram, pois Deus o mantém ocupado desfrutando as alegrias do seu coração!”
Olhemos para o alvo, sigamos em frente, lutemos contra o fantasma do passado, pois nada mudará! CONTUDO, se usarmos a nossa mente, nossas palavras e nossas ações de forma agradável a Deus HOJE, poderemos construir um futuro melhor.
Carlinhos