CEGOS
João 14:8-9
Solicitou-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.” Então Jesus ministrou-lhes: “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’?
A cegueira espiritual é o mais grave estado que o homem pode enfrentar! Tal cegueira é capaz de criar um conflito de pensamentos, nos levando a perder a percepção de tudo que acontece ao nosso redor. Impulsionados por essa cegueira, maltratamos aqueles que nos desejam bem e abraçamos os que falam palavras doces aos nossos ouvidos.
Essa cegueira nos faz gritar um “GLÓRIA A DEUS” com os versículos que nos motivam e nos leva a rejeitar as exortações, que apontam para uma expressão de amor e cuidado de Deus por nossas vidas.
Filipe experimentou essa confusão de pensamentos! O próprio Deus ao seu lado e ele desejando encontra-lO!
- Há quanto tempo temos recebido ajuda, mas continuamos achando que estamos sozinhos?
- Há quanto tempo temos ajudado, mas continuamos sendo cobrados, como se nada estivéssemos fazendo?
- Há quanto tempo Deus tem falado, mas ainda esperamos por uma voz diferente soar em nossos ouvidos?
- Há quanto tempo Deus caminha conosco e, desatentos, clamamos por sua presença?
Diante de tudo isso, o Senhor tem nos respondido: Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido?
Queridos, o Senhor está conosco, quando somos exortados, encorajados, motivados, etc. O Senhor está conosco quando sentimos o seu amor, mesmo quando esse amor brota do seu cajado! O Senhor está conosco, mesmo quando tudo que ouvimos é o som de nossas orações! O Senhor nos fala, com versículos que podem nos levar a gritar um GLÓRIA A DEUS ou até mesmo um ME PERDOE! O fato é que Ele está aqui, Ele está conosco, Ele está com a Igreja, Ele está com o seu povo!
Não podemos continuar caminhando e enfrentando os desafios dessa jornada, sem percebermos a preciosa presença de Deus!
A presença de Deus é tudo que precisamos! Se os nossos olhos conseguirem alcançar o tamanho dos inimigos, os desníveis do caminho, as barreiras impostas pelos gigantes... seremos os mais cegos de todos os homens! Precisamos desejar e enxergar a presença de Deus!
Assim como Moisés, em Êxodo 33:12-15, nós também devemos ansiar pela presença do Senhor:
“Disse Moisés ao Senhor: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.”
Meus irmãos, Filipe caminhou com Jesus, ouviu os ensinamentos de Jesus, testemunhou os milagres de Jesus, foi alvo do amor e graça de Jesus, MAS estava perguntando: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.”
Que possamos, assim como o apóstolo Paulo, ter as escamas retiradas dos nossos olhos! Que possamos enxergar a atuação de Deus em nossas vidas! Ele pode até estar “dormindo e em silêncio”, mas continua no barco e no controle dos ventos e tempestades. Basta-nos ter fé!
Carlinhos