CORAGEM
1 Reis 2:1-4
“Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores; para que o Senhor confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel.”
De acordo com o Dicionário on-line, CORAGEM significa: Moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez. Firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
Antes de dar início a uma série de recomendações ao filho, Davi estabelece uma base: CORAGEM!
Coragem representa ter os pés no chão, significa olhar e perceber os perigos e riscos, significa não desviar o olhar dos desafios que surgem a nossa frente! Poderia parar por aí, mas CORAGEM é, além de tudo isso, o passo pela fé, que damos para alcançar o outro lado do problema! Só chegaremos ao outro lado, se enfrentarmos as lutas e desafios.
Assim, entendo que Davi instruiu Salomão, alertando que para:
- Guardar os preceitos de Deus, era preciso CORAGEM;
- Andar nos caminhos de Deus, era preciso CORAGEM;
- Prosperar de forma honesta e justa, era preciso CORAGEM;
- Levar adiante os ensinamentos deixados por Deus, de geração a geração, era preciso CORAGEM.
Nós sabemos disso! Vivemos esses conflitos todos os dias! O cenário criado por Davi e observado por Salomão, não representa algo específico daquela época! Hoje, continuamos necessitados de CORAGEM para:
- Falarmos sempre a verdade na família, na empresa ou na igreja;
- Sermos fiéis as Escrituras Sagradas;
- Sermos justos, não usando dois pesos e duas medidas;
- Reconhecermos os erros;
- Recomeçarmos do zero;
- Nos dedicarmos ao estudo da Palavra de Deus;
- Nos dedicarmos a prática da oração;
- Assumirmos o compromisso, em passarmos para as próximas gerações, as Boas Novas do Evangelho.
Somos, por natureza: covardes, tímidos, limitados e preguiçosos no que diz respeito as coisas do Senhor! Somos ousados para investir nossas finanças, para empreender, para dar um passo em direção aos nossos sonhos... Mas, limitados e tímidos quando se trata da Obra de Deus.
É PRECISO CORAGEM PARA SER CRISTÃO, SER POVO DE DEUS!
Quando observamos a história e nos deparamos com lutas, mortes, traições, dores, angústia... é natural que cresça o medo e a insegurança em nosso ser. Contudo, somos encorajados a combater o medo e não sermos tímidos!
Por isso Davi associa a CORAGEM com as benesses vindas de Deus. Salomão percebe que através da CORAGEM poderá viver a realidade divina do texto: “Nunca te faltará sucessor ao trono de Israel!”
Queridos, trilhar os caminhos do Senhor, exige de nós CORAGEM!
Josué 1:6,7 = Sê forte e CORAJOSO, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e MUI CORAJOSO para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Que Deus nos ensine a trilhar os caminhos da CORAGEM!
Carlinhos