DE QUEM É A CULPA?
Vamos refletir sobre os cenários abaixo:
- De quem é a culpa por eu ter o nome negativado após emprestar o cartão para um colega que não honrou suas compras?
- De quem é a culpa por meu vizinho alertar a minha esposa que eu ando tendo um caso?
- De quem é a culpa por estar sendo cobrado, diariamente, por um equipamento eletrônico que peguei e não consigo achar?
- De quem é a culpa por receber uma multa após estacionar em área proibida?
- De quem é a culpa pela raiva de minha esposa, após ter me pego na mentira?
Não são poucas as vezes que nos metemos em situações difíceis e constrangedoras! Desnorteados, ficamos imaginando como tudo aconteceu!
Nossa inquietação e cegueira são tão grandes que somos capazes de abrir mão de uma amizade, de um emprego, de um casamento ou comprar grandes brigas para tentar justificar o injustificável!
Nada mudou, desde o cenário abaixo - Gênesis 3:8-13:
“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.”
Entendendo a resposta de Adão:
- Eu não tenho culpa!
- A mulher é culpada!
- Talvez até o Senhor seja culpado, porque foi o Senhor que me deu ela!
É preciso coragem para reconhecer os erros, é preciso admitir cada falha, pois assim aprenderemos a levantar e recomeçar da forma certa!
Sendo assim:
- A CULPA É SOMENTE MINHA, quando empresto o meu nome para outros contraírem dívidas!
- A CULPA É SOMENTE MINHA, quando trato o meu cônjuge com infidelidade!
- A CULPA É SOMENTE MINHA, quando não tenho zelo com aquilo que não me pertence!
- A CULPA É SOMENTE MINHA, quando penso que estou acima da Lei!
- A CULPA É SOMENTE MINHA, quando escolho não falar a verdade!
Quando assumimos a CULPA trilhamos um caminho chamado RESTAURAÇÃO! Algo só poderá ser ajustado ou corrigido, se estiver quebrado!
Sendo assim, tenhamos um coração simples, humilde e quebrantado! Olhemos e analisemos as nossas escolhas! Não podemos colher uvas, se estamos plantando bananas! Paremos com a triste mania de procurarmos CULPADOS e aprendamos a assumir as consequências por nossas escolhas!
- Salmos 34:18 - Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
- Filipenses 3:20,21 - Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Queridos, o Senhor se aproxima daqueles que possui um coração quebrantado, Ele é capaz de transformar o nosso ser, por isso é tão importante assumirmos a nossa CULPA/ERROS.
Iniciemos hoje mesmo esse processo de RESTAURAÇÃO, creia que Deus é capaz e poderoso para TRANSFORMAR suas falhas em ferramentas de crescimento e amadurecimento cristão.
Nunca mais procuremos CULPADOS, que possamos ter coragem de dizer: A CULPA É SOMENTE MINHA!
Que Deus nos abençoe!
Carlinhos