DESCONTROLADOS

É comum ouvirmos as pessoas dizerem: DEUS ESTÁ NO CONTROLE! Essa frase é muito espiritual e reflete a nossa total dependência do único Deus Soberano existente e que servimos.

Como é bom sabermos que em todas as circunstâncias, existe um Deus que não é pego de surpresa e possui todo o poder para controlar cada detalhe da história.

Contudo, diante do Senhor, não nos cabe apenas e tão somente descansar!!! Isso mesmo, como cristãos, além de descansarmos em Cristo, precisamos imitá-lo!

Dessa forma, é motivo de reflexão o nosso constante DESCONTROLE diante de cenários, como:

Trânsito - Política - Igreja - Cônjuge - Criação dos filhos - Vizinhos - Empresa - Irmãos - Pais - Finanças...

Com toda certeza, eu e você, temos falhado em alguns desses cenários! A falta de DOMÍNIO PRÓPRIO tem nos feito cair diante do Deus Soberano que servimos. PENSE:

  • Como você reage quando um carro entra em sua frente, sem ligar a seta?
  • Como você reage quando alguém insinua que o seu candidato é fraco ou corrupto?
  • Como você reage quando um irmão da igreja fala de você por costas?
  • Como você reage quando seu cônjuge mente para você?
  • Como você reage quando os seus filhos te fazem passar vergonha na frente de amigos?
  • Como você reage com o barulho causado pelos vizinhos?
  • Como você reage quando é perseguido na empresa?
  • Como você reage quando os seus próprios irmãos se colocam no time do contra?
  • Como você reage quando os seus pais não te apoiam?
  • Como você reage quando recebe o salário e não sobra nada para você?

São perguntas difíceis de responder, mas que fazem parte do nosso dia a dia! Essa é a nossa rotina e precisamos refletir sobre quem somos e como reagimos quando estamos lidando com cada cenário desses!!!

São situações como estas que mostram ao mundo se somos uma luz acesa ou apagada e, se salgamos ou deixamos tudo sem sabor!

A Palavra de Deus nos orienta acerca desse assunto e cita o DOMÍNIO PRÓPRIO como sendo um dos frutos do Espírito em Gálatas 5:22-23 = Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, DOMÍNIO PRÓPRIO. Contra estas coisas não há lei.

Também observamos que as Escrituras Sagradas condenam uma vida sem DOMÍNIO PRÓPRIO, conforme registra Provérbios 25:28 = Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.

De um lado, somos levados por nossas emoções, vivendo uma vida DESCONTROLADA, uma vida guiada pelas circunstâncias e pressões da sociedade. Do outro lado, temos as Escrituras Sagradas, revelando o DOMÍNIO PRÓPRIO como sendo a vontade de Deus para as nossas vidas.

Pensemos no que está escrito em Mateus 5:29-30 = Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.

Se levarmos ao pé da letra o que está escrito, daremos início a uma carnificina na tentativa de vivermos um processo de purificação espiritual, visto que quase sempre, reagimos DESCONTROLADAMENTE!

O apóstolo Paulo registra em 1 Coríntios 9:27 aquilo que seria o melhor entendimento do texto que lemos em Mateus:

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.”

Todos nós temos níveis de DESCONTROLES! Somos fortes em determinadas áreas e fracos em outras! O nosso dever, como cristãos, é ESMURRARMOS o nosso próprio corpo, sempre que tivermos que enfrentar aqueles cenários onde somos tendenciosos a ouvir mais a carne que o espírito.

Cientes de nossa condição e motivados pelas Escrituras Sagradas, busquemos o fortalecimento do nosso DOMÍNIO PRÓPRIO! Deixemos o nosso DESCONTROLE de lado e amadureçamos a capacidade de vencer as nossas inclinações para o mal.

Agindo assim, é possível reagirmos de forma pacífica diante dos problemas dessa vida. Possivelmente, magoaremos menos aqueles a quem amamos!!! Possivelmente, educaremos de forma mais cristã, os nossos filhos!!! Possivelmente, sararemos as feridas abertas no matrimônio!!! Possivelmente, resgataremos a comunhão perdida com alguns irmãos da igreja!!! Possivelmente, conseguiremos brilhar e salgar onde Cristo nos colocou!!! POSSIVELMENTE!!!

Tomemos uma atitude e que Deus nos abençoe!

Carlinhos

 

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!
 
Crie o seu site grátis Webnode