DIGA NÃO
Como dizer NÃO é difícil! Crescemos ouvindo essa palavra inúmeras vezes por dia. Ouvir NÃO é desconfortante, visto que significa uma forma de negar um pedido ou uma maneira de expressar uma negação ou recusa.
- Não coma isso!
- Não pegue naquilo!
- Não corra rápido demais!
- Não vá sozinho!
- Não demore!
Mesmo depois que crescemos, continuamos a ter que administrar as negativas que a vida coloca em nosso caminho. Nessa nova fase, somos excluídos de jogos, brincadeiras e recebemos algumas recusas em relação as perspectivas de namoro também.
Na juventude, as coisas também não são fáceis!
Passamos à próxima fase da vida e mesmo nos tornando mais calejados em relação as negativas da vida, continuamos sofrendo quando temos que lidar com:
- A recusa de um pedido de casamento;
- Uma negativa no processo de seleção de emprego;
- A reprovação no cadastro da casa própria;
- Uma recusa no pleito de aumento salarial.
A lista cresce e sabemos que são muitos os motivos que nos levam ao choro e a tristeza da alma. Por mais experientes que nos tornemos, receber “NÃO” sempre será um grande desafio.
Então, buscamos a Deus, buscamos a igreja, nos aproximamos de uma comunidade cristã, afim de reacendermos a chama do SIM, do POSITIVISMO, do FAVORÁVEL e, como flecha em nosso coração, ouvimos o Senhor responder “NÃO” aos nossos pedidos, aos nossos sonhos, aos nossos projetos, etc!
O fato é que não existe fase em nossas vidas que estejamos livres do “NÃO!” A recusa faz parte da vida, bem como do trabalhar de Deus para nos moldar e ajustar o nosso caráter. Precisamos crescer espiritualmente e entender que não podemos “ter” e “ser” tudo que almejamos nesta vida. Há uma harmonia no universo sob o controle e cuidado de Deus. É essa harmonia que permite o bom andamento da vida e dos propósitos do Senhor. Antes do meu querer, há o querer de Deus. Antes do meu desejo, há o desejo de Deus. Antes do meu projeto, existe o projeto de Deus! Por essa razão, ainda ouviremos muitas negativas! Vivemos uma vida orquestrada pelo Criador dos céus e da Terra. Ele, só Ele está no controle.
Jeremias 29:11-13 = Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
Provérbios 16:1-4 = O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.
Quando Deus disser NÃO, ainda assim devemos louvá-lo!
Diante do exposto, precisamos aprender a conviver com o “NÃO”, mais que isso: “É preciso saber que a capacidade de dizer NÃO nos conduz a caminhos de luz e paz. Não me refiro a dizer NÃO aos outros, refiro-me a dizer NÃO a nós mesmos, quando estivermos diante das possibilidades de mentir, desejar mal, cobiçar, trair, roubar... DIGA NÃO A VOCÊ MESMO!”
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde e, que haja alegria em nosso coração ao recebermos o NÃO de DEUS!
Carlinhos