DOIS CAMINHOS
Jeremias 17:5,7
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.”
Certa vez, uma profissional da área de educação, conversando comigo e com a minha esposa, disse: “Os pais não conhecem os filhos, só na escola, eles são autênticos!”
Que grande verdade! Apesar de amarmos os nossos filhos, periodicamente, somos surpreendidos com algo dito ou feito por eles! Contudo, seria injusto, nos isentarmos dessa grande realidade! Nós também nos pegamos fazendo ou falando coisas, que normalmente reprovaríamos!
Parece que NÃO conhecemos os outros e nem a nós mesmos por completo! Somos instáveis, bem como aqueles que nos cercam! Por isso, confiar completamente em alguém, que pode mudar a qualquer momento, sempre será um grande risco!
Lembro-me de várias vezes que fiz escolhas por caminhos que me levaram a dor e ao sofrimento! Posso lembrar também de caminhos que ingressei, seguindo pessoas queridas e, colhi tristeza e decepção!
Chego à conclusão que não é o caminho que eu escolho, também não é o caminho que outros escolheram pra mim, MAS o quanto eu entrego cada caminho nas Mãos de Deus!
Quando seguimos caminhos, confiantes na CARNE, trilhamos caminhos de morte e dor!
A boa notícia, é que os caminhos podem ser transformados!
Gálatas 2:20 = “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”
Nossa caminhada pode ser redirecionada para cenários de paz, quando confiamos em Deus! A nossa confiança não deve estar em nós ou nas pessoas que amamos, mas em Deus! Tudo isso, porque até quem amamos, pode nos decepcionar, nos magoar e nos fazer chorar!
- Quem nunca presenciou cônjuges decepcionados uns com os outros?
- Quem nunca presenciou Filhos decepcionados com os pais?
- Quem nunca presenciou Pais decepcionados com os filhos?
- Quem nunca presenciou amigos decepcionados uns com os outros?
Que caminhos queremos seguir?
Salmos 71:5-6 = “Tu és minha esperança, ó Soberano SENHOR; deposito em ti toda a minha confiança, desde a minha juventude. Ora, desde o ventre materno dependo de ti, das entranhas de minha mãe me separaste; dia após dia és motivo de todo o meu louvor.”
Considerando, que essa reflexão pode pender para o extremismo, é importante mantermos o equilíbrio nas relações em que estamos inseridos!
Devo confiar em mim mesmo ou nas pessoas que eu amo? A confiança uns nos outros sempre será bem vinda, mas não antes de confiarmos em Deus!
A minha expectativa está primeiramente no Senhor e não na CARNE! Se trilharmos esse caminho, nos manteremos firmes, apesar dos erros e falhas dos seres humanos!
Salmos 86:3-8 = “Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo de contínuo. Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam. Escuta, Senhor, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes. Não há entre os deuses semelhante a ti, Senhor; e nada existe que se compare às tuas obras.”
Confiemos em DEUS!
Carlinhos