ETERNIDADE
1 Coríntios 15:19
“Ora, se a nossa esperança em Cristo se restringe apenas a esta vida, somos os mais miseráveis de todos os seres humanos.”
No capítulo 15 dessa carta, vemos o apóstolo Paulo expondo o assunto: RESSURREIÇÃO! Sobre esse tema, o apóstolo alerta o povo de Deus a enxergar a ETERNIDADE como algo real. A certeza de Paulo em relação ao seu futuro, era tão genuína, que ele não direcionava o seu olhar nas coisas terrenas. Para ele, viver segurando naquilo que é passageiro, o transformaria na mais miserável das pessoas.
Sob essa perspectiva, podemos alargar a nossa visão em relação a muitas áreas de nossas vidas! Tenhamos absoluta certeza: As lutas que enfrentamos, NÃO SÃO ETERNAS! As perseguições que sofremos, NÃO SÃO ETERNAS! Os conflitos nas nossas relações, NÃO SÃO ETERNOS! As dores que sentimos, NÃO SÃO ETERNAS!
ASSIM DEVE SER O OLHAR DO CRISTÃO!
O apóstolo Paulo exercitava essa visão no dia a dia e, vislumbrava a ETERNIDADE em suas palavras:
1 Coríntios 15: 54-55 = “No momento em que este corpo perecível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, for revestido de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Devorada, pois, foi a morte pela vitória!” “Onde está, ó Morte, a tua vitória? Onde está, ó Morte, o teu aguilhão?”
Isso não significa que passaremos pelas lutas, sem sofrer marcas! As batalhas causam danos e dores profundas! Basta olhar para a agonia sofrida por nosso Senhor Jesus Cristo, ao enfrentar a cruz!
Lucas 22:42-44 = “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas! Foi então que apareceu-lhe um anjo do céu que o encorajava. E, EM GRANDE AGONIA, orava ainda mais intensamente. E aconteceu que seu suor se transformou em gotas de sangue caindo sobre a terra.”
O caminho da ETERNIDADE possui trechos de dor, injustiça, perseguição, lágrimas e traições! O caminho da ETERNIDADE é estreito e nos causa agonia, MAS o fim dele possui refrigério e paz para a alma!
O apóstolo Paulo aprendeu, com o exercício de sua fé em Deus! Ele amadureceu e se tornou calejado nesse caminho de dor e grandes batalhas!
2 Coríntios 4:8-11 = “Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança; somos perseguidos, mas jamais desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus, da mesma forma, seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos cotidianamente entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.”
No século XIX, houve um filósofo alemão, crítico cultural, poeta e compositor, chamado Friedrich Nietzsche. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo. Entre muitas frases escritas por ele, cito a seguinte: “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.”
Diante disso pergunto: Como cristãos, cremos na ETERNIDADE? Cremos que a Palavra de Deus é a VERDADE ABSOLUTA?
Amados, prossigamos para o Alvo, mesmo que o caminho seja espinhoso e cheio de desafios. Sigamos esperançosos, com os olhos fitos na ETERNIDADE! Nossas lágrimas NÃO SÃO ETERNAS!
1 Tessalonicenses 4:16-18 = “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! CONSOLAI-VOS, PORTANTO, UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS.”
Carlinhos