EX ATLETA
Lembro-me de uma ocasião, onde cheguei a jogar 11 partidas seguidas de vôlei, na praia de Boa Viagem. Um querido amigo, chamado Juninho, fazia dupla comigo e, apesar da baixa estatura, tínhamos um excelente entrosamento.
A minha infância foi recheada de aventuras e práticas de esportes. Fazíamos longas distâncias de bicicleta – lembro de pedalar por 12 horas com um amigo chamado Edmilson, jogávamos futebol quase todos os dias. Andávamos longas distâncias para passear pela praia ou parques. Como se não bastasse, recordo de ter feito capoeira, basquete, futebol de salão e Handebol.
O tempo passou e, quando cheguei aos 40 anos, senti a necessidade de ir com mais frequência ao médico. Ao chegar no cardiologista, fui encaminhado à fazer uma bateria de exames. Para a minha surpresa, nada estava bem! Me encontrava acima do peso, com problemas de pressão alta e as taxas elevadas! Quase desmaiei no teste da esteira ergométrica! Lembro-me de um frase, dita pelo médico: Calma rapaz, você é um ex-atleta, lembre-se disso!
A ficha caiu e percebi que a falta de exercício, me levou a um estado de pensamentos errados a meu respeito! Ninguém conserva a forma, se parar de ser disciplinado!
Hoje, lembrando dessa experiência, refleti sobre a nossa vida com Deus! Às vezes diminuímos a leitura das Escrituras, deixamos de congregar, relaxamos com as orações e, apesar disso, queremos manter uma vida de comunhão com Deus! Queridos, não nos enganemos: A falta do exercício espiritual, nos faz esquecer quem somos!
Começamos a nos envolver com os afazeres deste mundo! Abraçamos “outros exercícios”, que alimentam a carne e não o espírito e, inevitavelmente, percebemos que estamos fracos e necessitados de cuidados!
O apóstolo Paulo fala sobre disciplina:
2 Timóteo 2:4,5 = “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.”
1 Coríntios 9:24-26 = “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.”
Queridos, somos ATLETAS DE CRISTO e, se desejamos continuar assim, precisamos viver uma vida disciplinada e comprometida com os exercícios deixados pelo Senhor, nas Escrituras Sagradas.
Não deixemos de orar, de ler e meditar nas Escrituras Sagradas, não esqueçamos da alegria de congregar! Não nos tornemos obesos espirituais, mantendo apenas um relacionamento intelectual com o Deus que nos chamou à agir, desde a fundação do Mundo.
1 Timóteo 4:9-16 = “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. Ordena e ensina estas coisas. Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”
Não quero ser um EX-ATLETA DE CRISTO!
Carlinhos