FACILITADORES
O dicionário online define esse termo como sendo uma característica daqueles que tornam as coisas mais simples ou que contribuem para o bom fluxo processual de atos em andamento.
O oposto de pessoas com essa característica, são aquelas que vivem criando obstáculos e dificultando o bom andamento de processos simples e rotineiros.
Sobre ser um FACILITADOR, confesso que fico em cima do muro! Há momentos que me identifico e outros que reconheço não me deter a essa particularidade.
Por exemplo:
- Por que devo complicar ou criar obstáculos em processos administrativos, apenas para mostrar superioridade hierárquica?
- Por que devo dificultar a vida de minhas filhas embasado no fato de que tudo para mim sempre foi muito difícil?
- Por que devo criar obstáculos ao ser ultrapassado por um carro, só porque ninguém facilita a minha vida no trânsito?
Muitas vezes, somos pegos DIFICULTANDO o que poderia ser simples e prático! Fazemos isso por ego, orgulho ou até mesmo prazer!
Na vida cristã, as vezes perdemos a oportunidade de sermos FACILITADORES! Por exemplo: Isso ocorre quando alguém erra com a gente e deseja se retratar!
Poderíamos simplesmente perdoar, assim como Jesus nos perdoou e perdoa DIARIAMENTE, mas preferimos criar obstáculos, transformando atitudes simples em algo que pode levar meses ou anos para ser resolvido.
É bem verdade, que NÃO devemos nos preocupar em sermos FACILITADORES quando o assunto é fidelidade as Escrituras Sagradas!
Os textos abaixo são bem claros em relação a esse assunto:
- Salmos 119:133 = Firma os meus passos na tua palavra e não me domine iniquidade alguma.
- 1 Coríntios 16:13 = Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.
- 2 Tessalonicenses 2:15 = Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
- Apocalipse 3:16 = Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
A igreja do Senhor não se assemelha com o Mundo Corporativo! Nossa identidade cristã deve permanecer intacta, não se preocupando em agradar a homens, mas a Deus.
Nesse aspecto, NÃO HÁ espaço para sermos FACILITADORES! Os que assim agem, buscam “harmonia” APENAS entre os homens, mesmo que isso lhes custe a quebra de comunhão com o próprio DEUS.
Devemos ser firmes na Palavra de Deus, vigilantes, guardando o bom depósito, sempre mantendo a nossa identidade cristã, mesmo que isso não nos permita sermos vistos como FACILITADORES.
O que fazer então? Ser ou não ser um FACILITADOR?
Busquemos o equilíbrio meus irmãos! Quando for possível facilitar, facilite... MAS não negocie a pureza da Palavra de Deus. Não seja um FACILITADOR quando o que estiver em jogo for o fortalecimento dos valores terrenos, antes preserve a boa, perfeita e agradável Palavra de Deus.
Que o Senhor nos abençoe!
Carlinhos