FOGO AMIGO

O dicionário informal define essa expressão como sendo “o ataque feito por amigos, colegas ou aliados. É uma expressão, geralmente utilizada em guerras, quando algum ataque ou bombardeio atinge as próprias tropas ou as tropas aliadas, normalmente por erro de cálculo ou de interpretação.”

No Mundo Corporativo, alguns se utilizam dessa expressão para associar a traição entre profissionais.  

Lamentavelmente, consigo enxergar essa realidade, quando observo algumas atitudes no meio do povo de Deus.

Leiamos o texto abaixo:

Gálatas 5:13-15 = Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

Não seria essa uma expressão de orientação contra o FOGO AMIGO? Não estaria Paulo, oferecendo o caminho da paz e união entre os irmãos? Penso que essas orientações seriam dispensáveis se o FOGO AMIGO não fosse uma realidade no seio da Igreja!

Essa não precisa ser a nossa realidade! Não precisamos fazer parte dessa estatística! A mesma Palavra que nos exorta a evitarmos tais práticas, também nos motiva a vivermos de forma diferente do mundo!

Efésios 4:31-32 = Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade! Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo.

Vamos construir um novo conceito para o FOGO AMIGO! Que seja a chama do povo que se reúne para adorar a Deus! Que seja a chama que nos faz brilhar como luzeiros nesse mundo em trevas! Que seja o calor que deriva da mutualidade! Que seja a chama de um avivamento! Que esse FOGO possa nos fazer pensar no trono de Deus, na eternidade da Igreja, na comunhão dos santos, conforme descrito em Apocalipse 4:5. Que esse FOGO represente o poder da Palavra de Deus, conforme lemos em Salmos 29:7. Que esse FOGO nos faça lembrar da Justiça de Deus e do destino de todos que NÃO são o Seu povo, conforme escrito em Apocalipse 20:14 = Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de FOGO. Esta é a segunda morte, o lago de FOGO.

Queridos, o FOGO AMIGO conhecido pelo mundo e usado para descrever situações vividas nesta vida, não deve fazer parte da realidade do povo de Deus. Para nós, deve representar apenas duas aplicações:

“Esperança e unidade da Igreja OU destino lastimável para os que desprezam a Palavra de Deus!”

Sejamos pois, como TOCHAS VIVAS, brilhando para a Glória de Deus! Que os nossos irmãos, representem mais um graveto a ser colocado para aumentar a FOGUEIRA DA ADORAÇÃO!

  • Gálatas 5:26 = Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.
  • Romanos 12:10 = Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
  • 1 Tessalonicenses 4:18 = Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
  • Efésios 4:32 = Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
  • Gálatas 6:2 = Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.

Que o novo conceito do FOGO AMIGO possa eliminar a inveja entre o povo de Deus; possa nos conduzir a uma vida em amor; possa nos sensibilizar com a dor do próximo; possa nos impulsionar a uma vida de perdão e benignidade e nos capacitar a levar as cargas uns dos outros, para a glória de Deus.

Que Deus abençoe!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!