ILUDIDOS

Isaías 44:20

“Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?”

Aqui, nos deparamos com uma situação, onde o Profeta Isaías, busca abrir os olhos do povo de Deus. O homem estava cego por causa da idolatria!

O “estrago” causado foi tão grande, que o texto em evidência aponta para um nível de incapacidade de enxergar a verdade! Pior que isso, era a triste realidade, onde o povo acreditava em suas próprias mentiras, como se fossem verdades!

Centenas de anos se passaram e os problemas parecem continuar os mesmos! O povo de Deus continua a acreditar em suas próprias mentiras e as defendem, como se fossem verdades.

O texto diz que o coração enganoso tem o poder de ILUDIR as pessoas, de tal maneira, que o homem pode ficar refém de sua visão limitada pelos próprios pecados.

Não pensemos que a idolatria se restringe a um objeto de madeira! Na verdade, o cenário atual, tem contribuído para a autoconfiança e autovalorização, fazendo com que nos amemos tanto, que estamos beirando a autoidolatria!

“Então só eu sei falar, cantar, pregar, evangelizar! Só eu tenho as melhores ideias, os melhores projetos e as melhores soluções! Só eu tenho capacidade para alcançar os alvos! Só eu tenho uma visão centrada dos cenários e das pessoas! Só eu tenho boas intensões! Só eu faço! Só eu tenho um bom coração! Se todo mundo pensasse e agisse como eu, o mundo seria melhor e estaria rumo a perfeição!”

Poderíamos sentir raiva de pessoas que pensam assim, mas na verdade, precisamos amá-las! Só o amor poderá fazer cair as escamas! Só o amor, poderá restaurar os corações corrompidos!

Às vezes, carregamos tantas emoções não resolvidas na infância, que findamos por nos colocar em local intocável, para fugir de novas dores e lutas emocionais. O diabo, tem se aproveitado dessas brechas e causado grandes estragos na vida de muitas pessoas. “Vítimas de si mesmas!” Reféns de um coração enganoso e cheio de rancor e mágoas!

Aqui, somos encorajados a refletir sobre duas perspectivas:

  1. Devemos orar e vigiar para não cairmos nessas armadilhas, criadas pelo nosso próprio coração;
  2. Devemos amar e orar para que, os que já caíram, possam ter os seus corações restaurados diante de Deus.

 Às vezes, até entendemos o texto abaixo, mas o deixamos longe do nosso coração:

Isaías 44:6 = Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.

Quando essa Palavra encontrar guarida em nosso ser, então admitiremos que:

  • Não temos todas as respostas;
  • Não somos donos da verdade;
  • Não somos capazes de resolver tudo;
  • Não temos as melhores soluções;
  • Não temos as melhores ideias;
  • Não temos um coração bondoso;
  • Não somos o que pensamos!

Quem tem ouvidos par ouvir, ouça: Isaías 44:24-28 = Assim diz o Senhor, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o Senhor, que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus e sozinho espraiei a terra; que desfaço os sinais dos profetizadores de mentiras e enlouqueço os adivinhos; que faço tornar atrás os sábios, cujo saber converto em loucuras; que confirmo a palavra do meu servo e cumpro o conselho dos meus mensageiros; que digo de Jerusalém: Ela será habitada; e das cidades de Judá: Elas serão edificadas; e quanto às suas ruínas: Eu as levantarei; que digo à profundeza das águas: Seca-te, e eu secarei os teus rios; que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: Será edificada; e do templo: Será fundado.

Que Deus nos faça enxergar os ídolos que temos construído e que tenhamos coragem de abrir mão, de cada um deles, afim de adorarmos apenas a Deus. Só ELE tem as respostas! Só ELE tem a verdade! Só ELE conhece o nosso coração! Só ELE é bom!

Carlinhos

 

 

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!
 
Crie o seu site grátis Webnode