INFLUENCIADOS OU INFLUENCIADORES!!! QUEM SOMOS?
Inicialmente, é importante entendermos o que significa essas expressões. Influenciado é todo aquele que se sente motivado a viver uma nova realidade a partir do exemplo de outro, ou seja, é o ato de absorver algo novo por entender que é “bom, coerente e faz bem.” É evidente que essa sensação de “se sentir bem” é relativa, visto que aquilo que faz bem a uma pessoa pode não ser agradável para outra. E os influenciadores? Bom, os influenciadores são aqueles que se encontram no sentido contrário da definição anterior, ou seja, são aqueles que possuem um poder de criar modas, tendências ou uma nova filosofia de vida que desperte o desejo de outras pessoas em segui-lo.
A influência por si só não tem uma roupagem nítida em relação a ser boa ou ruim! Por isso é muito importante atentarmos para esse assunto, visto que temos uma tendência natural de sermos influenciados. Isso acaba direcionando a nossa forma de falar, de vestir, de comer e até mesmo de pensar!
A Palavra de Deus traz muitos textos sobre esse tema, conforme destaco alguns abaixo:
- 2 Pedro 2:20 = Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar (INFLUENCIAR) de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro.
- Colossenses 2:8 = Cuidado que ninguém vos venha a enredar (INFLUENCIAR) com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;
- 1 Coríntios 7:35 = Digo isto em favor dos vossos próprios interesses, não que eu pretenda enredar-vos (INFLUENCIAR-VOS), mas somente para o que é decoroso e vos facilite o consagrar-vos, desimpedidamente, ao Senhor.
Os textos bíblicos são claros: Existem influências que devemos rejeitar e outras que devemos considerar!
Confesso que houve uma época em que estive em busca dos extremos, desejando ser apenas INFLUENCIADOR, mas percebi que isso é uma grande utopia! Sendo assim, observei que o equilíbrio seria a melhor maneira de lidar com as influências deste mundo.
Cheguei à conclusão então que sou tanto INFLUENCIADO como INFLUENCIADOR!
Uma vez que reconheço a minha tendência de ser tanto um quanto outro, pergunto: Como posso firmar as minhas decisões, de forma que não venha a fazer escolhas erradas?
Mais uma vez, a resposta clara e direta se encontra nas Escrituras Sagradas:
- Provérbio 1:1-7 = Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência, para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade, para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prudência e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
Quando vivemos num mundo onde tudo pode nos influenciar, não resta outra coisa a fazer senão orarmos: DEUS, ME CUBRA COM SABEDORIA! A sabedoria do alto nos permite filtrar as influências deste mundo, bem como nos fornece a capacidade necessária para influenciarmos os que andam segundo o curso deste cenário de maldade, corrupção e frieza espiritual em que vivemos.
- Você já encontrou seu ponto de equilíbrio?
- Você tem sido mais influenciado do que influenciador?
- Você tem sido apenas influenciado?
- Você pensa que pode ser apenas influenciador?
Que o Senhor nos capacite a influenciarmos os nossos filhos, amigos, familiares, com tudo que seja bom e agradável a Deus, MAS que tenhamos também sabedoria para fugirmos de toda e qualquer influência que nos afaste do Altíssimo.
Que Deus no abençoe!
Carlinhos