INTOLERANTES

É natural que os anos tragam desgastes físicos e emocionais em todo ser humano. Passamos a vida toda, esperando em filas, esperando processos, perdoando deslizes de amigos, concedendo uma segunda chance à filhos e familiares. Deixamos que o nosso direito civil e trabalhista seja ofuscado pelo extremo da flexibilidade, afim de poder experimentar alguma “paz” com aqueles que nos rodeiam.

O fato é que o avanço da idade, anda de mãos dadas com a falta de paciência e intolerância. O tempo nos alcança trazendo a coragem de falar o que não falávamos na juventude! Nos impulsiona a tomar decisões extremas diante de momentos extremos! Aprendemos a não nos calar diante dos nossos direitos na sociedade e, tudo isso acaba sendo transferido para o nosso dia a dia ao ponto de permitirmos que alguns princípios cristãos sejam esquecidos.

  • Alertamos alguém que amamos por uma ou duas vezes, mas se a pessoa não nos ouvir, simplesmente começamos a torcer que ela sofra os danos dos próprios erros!
  • Falamos com calma em alguns momentos, mas ao percebermos a continuidade do assunto indesejado, aumentamos a voz, gritamos, gesticulamos e nos transformamos em questão de segundos!
  • A demora no atendimento, pode nos fazer levantar e desistir das compras!
  • A demora no atendimento no posto de gasolina, pode nos fazer seguir em frente, mesmo com pouca gasolina e ainda sermos uma ameaça no trânsito!
  • Se os nossos filhos pedirem algo por duas vezes, colocamos de castigo, gritamos e ameaçamos confiscar brinquedos, celulares e cortar regalias!
  • Não suportamos sequer, pessoas que pensam diferente!

Nos tornamos INTOLERANTES!

Fico envergonhado com tudo isso, pois sei o quanto DEUS me tolera e me ama, apesar dos mesmos erros que cometo ao longo dos meus 48 anos.

Começo a pensar sobre todas as vezes que, orando, prometi não errar e falhei! Lembro de todas as vezes que fracassei como servo, como pai, como esposo, como filho e, mesmo assim ELE permaneceu TOLERANTE, me amando e me mostrando que eu poderia melhorar e aprender com os erros!

Diante disso, poderíamos nos perguntar:

  • Quantas vezes estou disposto a perdoar a minha esposa pelos mesmos erros que ela comete ano após ano?
  • Quantas vezes estou disposto a ensinar os meus filhos as mesmas lições?
  • Em quantas oportunidades eu estou disposto a andar com amigos que pensam diferente de mim?

O nosso Deus tem sido longânimo conosco em toda a nossa existência! Sabe o que isso quer dizer?

  • Que Deus é generoso conosco;
  • Que Deus não deixa de nos encorajar;
  • Que Deus é bondoso conosco;
  • Que Deus é paciente todas as vezes que erramos;

Queridos, que grande erro cometemos quando recebemos tudo isso do Senhor e distribuímos INTOLERÂNCIA aos que nos rodeiam!

Isso deveria nos causar vergonha!

A intolerância é um sentimento mesquinho, onde nos colocamos como o centro da vida! Parece que tudo deve convergir para nos agradar. Não queremos ser contrariados, não queremos ouvir “não’ como resposta, não queremos esperar, não queremos sofrer, não queremos defender nossos posicionamentos, não queremos envolvimento com quem pensa diferente da gente, não queremos nada que abale a “paz” que existe em nossa zona de conforto.

INTOLERANTES, é isso que nos tornamos!

Que o amor de Deus nos constranja a vivermos como Jesus viveu! O nosso Deus se fez carne e habitou no meio de um povo diferente dEle! O nosso Deus nos perdoa diariamente, mesmo tendo o poder e o direito de nos exterminar com um sopro! O nosso Deus nos abençoa com saúde e bens materiais, mesmo sabendo de nossas limitações! O nosso Deus tem ensinado ano após ano, mas continuamos como crianças mimadas!

Queridos, sabemos que não é fácil, MAS busquemos forças em Deus para agirmos com mais amor uns com os outros! Peçamos a Deus DOMÍNIO PRÓPRIO e FLEXIBILIDADE! Oremos por paciência e por um coração disposto a perdoar e pedir perdão!

Pensemos nisso!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!