LIBERDADE
Romanos 7:22-24
“Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz PRISIONEIRO da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
O conceito filosófico, numa visão ampla, para a palavra LIBERDADE, aponta para a condição daquele que é livre!
É do conhecimento de todos, que o mundo enfrentou e enfrenta várias frentes de batalhas em busca da tão sonhada LIBERDADE!
Nunca fui muito bom em história, mas lembro de crescer ouvindo sobre a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de Setembro de 1822, onde D. Pedro I, grita de cima de uma cavalo: INDEPENDÊNCIA OU MORTE! O desejo de viver LIVRE, de abandonar a opressão, a perseguição e escravidão, parece ser a motivação primária para se enfrentar grandes desafios em busca da tão sonhada LIBERDADE!
Quando criança, também aprendi que em 13 de Maio de 1888, uma Princesa chamada Isabel, assinou um decreto chamado de Lei Áurea, onde abolia a escravatura no Brasil. A ideia era oferecer LIBERDADE aos escravos.
Mais crescido, pude presenciar a luta pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO! Sei que, após muitas lutas travadas, em 1988, firmou-se na Constituição a tão sonhada LIBERDADE.
Diante desse cenário, fica claro o desejo de todos serem livres! As lutas são diferentes, as intensidades nas batalhas são distintas, mas o objetivo é o mesmo: LIBERDADE!
A angústia do homem, seja ele cristão ou não, tem sido o aprisionamento a determinadas situações!
Uma coisa é certa: Mesmo depois do grito de “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”, o Brasil carece de LIBERDADE; mesmo depois da Lei Áurea, o Brasil continua tendo o trabalho escravo; mesmo após constar a “LIBERDADE DE EXPRESSÃO” na Constituição Brasileira, continuamos sem poder falar tudo que pensamos ou sentimos! Em suma: CONTINUAMOS ESCRAVOS!
O grito feito pelo Apóstolo Paulo, ecoa até a Igreja do século XXI e, apesar de não merecermos, as respostas de Deus também chegam até nós:
- João 8:36 = Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
- 2 Samuel 22:2-3 =E disse: O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência tu me salvas.
Se olharmos na direção correta, encontraremos a verdadeira LIBERDADE! Quando temos a nossa alma livre, temos também todo o nosso ser!
Ser alvo do amor de Deus é LIBERTADOR!
- Colossenses 1:13-14 = Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Meus queridos, qual tem sido as suas algemas hoje? O que tem te aprisionado?
Seu trabalho! Seu casamento! Sua doença! Sua igreja! Seus fracassos! Suas desilusões! Sua família! Seus filhos! Suas finanças! Seus pecados! Sua falta de fé! Sua intolerância! Sua dificuldade em perdoar! Sua dificuldade em pedir perdão! Suas amizades! Sua solidão! Suas quedas!
Em Cristo, podemos ser LIVRES! Nele, temos a tão sonhada LIBERDADE!
Pare de procurar a falsa e limitada sensação de LIBERDADE que a bebida, as drogas, o consumo desenfreado de bens, a força, o poder e a prostituição podem oferecer!
A verdadeira LIBERDADE está em Deus!
Pare de lutar e se entregue nos braços do Senhor, é você que ele chama, quando diz em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”
Que o Senhor te alcance com AMOR, SALVAÇÃO e LIBERDADE!
Carlinhos