O SILÊNCIO
Você já viveu um momento desagradável, onde o seu SILÊNCIO foi o grande vilão? Eu poderia escrever um livro relatando as inúmeras experiências que já vivi, pois na grande maioria das vezes, escolho ficar em SILÊNCIO!
O silêncio, por si só, não é errado, mas quando é usado em cenários onde se exige um posicionamento, pode ser prejudicial e deixar grandes sequelas.
O fato é que o SILÊNCIO pode “garantir” a sensação de paz e, quem não deseja ter paz?
O mundo vive em guerra, famílias vivem em guerra, o mundo corporativo vive em guerra... por isso, o desejo de viver em paz, nos faz fechar os lábios, quando deveríamos falar!
- Quantos cenários poderiam ser diferentes se tivéssemos a ousadia de posicionar-se!
- Quantas brigas poderiam ser evitadas!?
- Quanto desconforto poderia ser evitado, se houvesse uma palavra dita na hora certa!
O SILÊNCIO que visa a “paz”, pode gerar guerras ainda maiores, por isso o melhor é falar, mesmo que as palavras gerem desconforto!
Precisamos exercitar frases como:
- Perdoe-me, mas não concordo!
- Respeito o seu ponto de vista, mas penso diferente!
- Não gostaria que fosse desse jeito, pois o meu alvo é outro!
- Podemos fazer como estás falando, mas eu gostaria que fosse de outra forma!
Expressar o que sentimos é sempre melhor do que o SILÊNCIO!
Se não atentarmos para o exercício do falar, podemos nos tornar reféns do SILÊNCIO, que por sua vez, pode transformar-se em OMISSÃO!
- 1 Coríntios 1:22,23 = Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.
- 2 Timóteo 4:1,2 = Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.
- Hebreus 13:7 = Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.
- Romanos 10:17 = E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.
- Romanos 10:13,14 = Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Saber ficar em SILÊNCIO é uma arte e, muitas vezes, representa SABEDORIA, mas permanecer em SILÊNCIO quando deveríamos falar, pode caracterizar OMISSÃO e até mesmo PECADO!
Lembremos de todas as situações difíceis que foram geradas por causa do nosso SILÊNCIO e peçamos a Deus coragem e sabedoria para que tais situações não voltem a acontecer.
Que Deus nos abençoe!
Carlinhos