ONDE ESTÃO OS NOVE?
O tema dessa reflexão, facilmente nos leva ao texto muito conhecido de Lucas 17:12-17 que diz: “Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? ONDE ESTÃO OS NOVE?”
Queridos, quantas lições esse texto tem a nos ensinar! Primeiro eu observo o fato de que Jesus sempre caminhava ao encontro de pessoas que precisavam dele! Entrar naquele Cidade e em todas as outras que Ele percorreu, registra encontros onde a presença do nosso Senhor, gerou cura física ou espiritual! Isso é extraordinário, porque posso crer que Jesus não adere o “DISTANCIAMENTO SOCIAL”! O meu coração se alegra, porque eu sei que o meu Redentor passará por aqui, Ele passará no Brasil, aqui no Nordeste, em Pernambuco, Recife, Ipsep! O meu endereço é conhecido de Deus, os meus problemas, o Senhor sabe cada um deles! E quando Ele passar, eu poderei, junto com os meus irmãos, gritar: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
Em segundo lugar, eu percebo que Jesus interage com aqueles que clamam! Ele nos ouve, Ele redireciona o olhar para o povo que grita, que ora! Foi assim com aqueles 10 leprosos!
Em terceiro lugar, observo que a obediência gera milagres em nossas vidas! Quando obedecemos a Deus, somos transformados! A obediência não exige entendimento, mas fé! Aqueles leprosos pediram a cura e Jesus os mandou caminhar em certa direção! Eles começaram a caminhar, ainda leprosos! Eles obedeceram, ainda com problemas, dores, desconfortos! Eles simplesmente obedeceram! A minha oração é que eu simplesmente obedeça, mesmo sem entender os propósitos de Deus em minha vida!
Mas, as lições não terminam por aí! Em quarto lugar, eu enxergo uma pergunta que dói o coração: ONDE ESTÃO OS NOVE? Essa foi a pergunta feita por Jesus, ao ser adorado apenas por 1 dos 10 leprosos que foram curados!
Ao olharmos para os lados, os nossos olhos alcançarão muitas pessoas, que foram alvo do amor de Jesus! Em todo bairro, toda rua, todo Estado brasileiro, em cada região... encontraremos pessoas alcançadas pela graça de Deus.
Lembre-se, os nove representam todos que não voltaram! Os nove, representam o número de pessoas que caminham na direção errada, mesmo após terem sido alvo do amor e graça de Deus! Os nove, apontam para pessoas que foram alvo de algum milagre, mas estão curtindo a sua saúde restaurada! Os nove, representam todos que, após conseguirem o que desejam, esqueceram de agradecer! Os nove... onde eles estão?
Queridos, algumas vezes na vida, fazemos parte desses nove! Quando alcançamos objetivos, realizamos sonhos; quando conseguimos aquele emprego tão desejado... simplesmente mergulhamos nas agendas cheias dessa vida e nos esquecemos de onde iniciamos a nossa jornada! A caminhada que mudou as nossas vidas, a caminhada que mudaria eternamente o nosso ser, a caminhada que fez total sentido para a nossa existência, COMEÇOU EM CRISTO!
Por isso, conseguimos entender o rico registro de Hebreus 11:35-38 = “Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.”
Eles sabiam onde tinham começado a jornada! Estes homens sabiam o significado de obediência e gratidão!
Que sejamos a minoria, mas a minoria que obedece, que tem um coração grato, que não esquece de onde veio e onde começou! Que sejamos aquele que vive uma vida de gratidão e reconhecimento por tudo que o Senhor já realizou em sua vida! Que os nossos atos reflitam o quanto somos fieis a Deus!
Quem sabe, algum dia, sejamos lembrados como HOMENS DE FÉ! Lutemos para sermos os heróis da fé de nossas esposas e filhos, além de todas as ovelhas que o Senhor nos confiou! Que a nossa vida seja um exemplo de gratidão e obediência a Deus!
Que essa seja a nossa oração!
Carlinhos