ORGULHO
ORGULHO é um substantivo masculino, que indica sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra. Essa é a definição apresentada pelo Dicionário on-line. Já para o termo ORGULHOSOS, esse mesmo Dicionário define como sendo um adjetivo que aponta para a pessoa que tem orgulho de si mesmo ou que manifesta orgulho ostensivo, vaidade exagerada.
Numa época onde esse termo tem se propagado e alcançado muitos corações, como sendo a base da motivação e filosofia de vida, fico a pensar sobre as Palavras inspiradas pelo Criador dos Céus e da Terra:
- 1 Samuel 2:3 = Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
- 1 Timóteo 6:17 = Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento.
- 2 Coríntios 12:20 = Temo, pois, que, indo ter convosco, não vos encontre na forma em que vos quero, e que também vós me acheis diferente do que esperáveis, e que haja entre vós contendas, invejas, iras, porfias, detrações, intrigas, orgulho e tumultos.
São textos como estes, que devem nos levar a refletir sobre como temos lidado com o ORGULHO. Na verdade, ao olharmos a história da humanidade, confesso que encontro mais espaço para a vergonha do que para qualquer outro sentimento!
A começar do pecado adâmico, encontramos inúmeros fatos que causam vergonha e dor na humanidade! Surge o primeiro homicídio e, como se não bastasse, ainda é vivenciado dentro da própria família! A maldade e desordem tomam uma dimensão tão gritante, ao ponto de Deus enviar fortes chuvas, conhecidas como o dilúvio! As atrocidades não terminam, pelo contrário, mesmo com a oportunidade de um recomeço, cresce a maldade, a corrupção, a idolatria e profanação. O povo que deveria ser separado, santo e justo, parece se misturar cada vez mais com tudo que não é sagrado diante de Deus. A família, que deveria se manter firme e fortalecida nos princípios estabelecidos pelo Criador, parece querer trilhar os seus próprios caminhos e regras! A igreja, que deveria brilhar e salgar este mundo, tem sido fonte de escândalos e desvios de condutas!
Devo me ORGULHAR de que?
O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, registra em Romanos 15:17-19 = Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus. Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo.
Ele, o apóstolo Paulo, continua a nos ensinar ao registrar em 2 Coríntios 11:30,31 = Se tenho de gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.
Devo me ORGULHAR de que?
Queridos, a nossa história não é bela! Se não fosse a intervenção do Senhor, estaríamos TODOS no inferno, sofrendo e sendo atormentados por toda a eternidade! Por isso, toda honra e glória, sejam dadas ao Único Deus e Criador dos Céus e da Terra! Só Ele é capaz de transformar um coração ORGULHOSO em um coração adorador e humilde.
Eu não tenho de que me ORGULHAR! De acordo com o profeta Daniel 9:8, podemos ler: Ó Senhor, a nós pertence o corar de vergonha, aos nossos reis, aos nossos príncipes e aos nossos pais, porque temos pecado contra ti.
Que o Senhor limpe os nossos corações e nos mostre outras razões para vivermos em paz, que não seja o ORGULHO, pois esse motivo, só trará confusão, discórdia, esfriamento cristão e distorção dos valores da família, que por sua vez, foi criada segundo a vontade, os parâmetros e desejos do Senhor.
Carlinhos