PARA ONDE ESTAMOS OLHANDO?

Em vários momentos de nossas vidas, nos tornamos reféns do nosso olhar! 

É comum, diante do medo, fecharmos os olhos ou olharmos na direção contrária! 

Somos tentados também a olharmos para o proibido! 

Olhamos a vida dos outros, a falha dos outros... e, pode parecer herético, mas até quando temos a sensação de estarmos olhando na direção certa, podemos estar errados!

Vejamos o texto abaixo:

Atos 1:9-11 = “Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”

Recentemente preguei sobre o OLHAR DE DEUS e o quanto esse olhar é recheado de graça e amor. Sabemos que Ele não olhou na direção errada, mas olhou para seres impuros, indignos e nos transformou!

Precisamos aprender a olhar com os olhos do Senhor! Se exercitarmos um olhar bíblico, conseguiremos ver pessoas sedentas pela Palavra de Deus, pessoas sedentas por amor, por perdão, por atenção!

Se continuarmos praticando um olhar movido por emoções, carnalidade, tendo como referencial o nosso enganoso coração, só enxergaremos o erro dos outros, os pecados dos outros e contemplaremos aquilo que não agrada ao nosso Deus.

Lembremos do ocorrido em Gênesis 13:7-12 = “Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados. Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda. Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.”

Sabemos o final dessa história! Às vezes, até achamos que estamos olhando na direção certa! 

Às vezes os nossos olhos são guiados pelas aparências! Às vezes somos tentados a enxergar o que o nosso coração corrupto quer que enxerguemos!

A verdade é que precisamos olhar com os olhos de Deus! Necessitamos do mover do Espírito, nos guiando na direção certa, assim, evitaremos olhar para o infinito ou para os nossos sonhos terrenos, mesmo que haja uma boa intenção em nossos corações.

Conhecemos a história do apóstolo Paulo! Ele achava que estava certo, mas não estava! Ele imaginava que a perseguição a igreja refletia a sua intimidade e zelo pelas Escrituras Sagradas, mas estava olhando na direção errada! Deus o tirou a visão por causa disso, colocando escamas para que não continuasse tendo uma visão errada das pessoas e deste mundo, de forma geral.

Sabemos também que aquelas escamas caíram! Sabemos que Paulo foi redirecionado pelo Senhor, tendo o seu olhar restaurado para a glória de Deus!

Minha oração é que os nossos olhos contemplem apenas e tão somente aquilo que for agradável a Deus! 

Anseio que as escamas da maldade, do pecado, da idolatria, da carnalidade... que fazem morada em nossos olhos, sejam destruídos pelo amor e misericórdia de Deus, nos permitindo assim, olharmos a vida com os olhos da fé, pelos olhos de Deus.

Vivemos uma época onde o olhar de nossas crianças estão sendo bombardeados por "belezas e verdades" deste mundo,  por "valores" instituidos por uma sociedade corrompida e cheia de si! Que eu e você, busquemos um olhar santo e puro, um olhar que seja capaz de contagiar essa geração, fazendo com que as nossas crianças sintam prazer em olhar na direção certa!

Que o Senhor nos abençoe!

Carlinhos 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!