PARA ONDE IR?

Gênesis 12:1

Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.”

Se tem uma atividade que posso chamar de hobby (atividade exercida exclusivamente como forma de lazer, de distração ou passatempo), é andar de moto! Mesmo sendo algo prazeroso, é de suma importância, saber exatamente o roteiro de cada viagem/passeio. Ter noção de onde parar, almoçar, abastecer e dormir, são pontos indispensáveis para uma viagem “segura” pelas estradas do Brasil.

Mas, nem todas as viagens, são vistas como hobby! Há quem precise viajar a trabalho ou visando cumprir uma missão desagradável. Há também aqueles se encontram perdidos, sem rumo, sem um roteiro de viagem e sem convicção se deve ficar ou ir!

São muitas as reflexões propostas por este assunto, contudo, vamos observar o cenário do texto bíblico:

O Senhor fala a Abrão! Ouvir a voz de Deus, é o primeiro passo para saber para onde ir ou o que fazer! Seja um hobby, uma viagem de negócios ou ministerial, Deus precisa falar! Vivemos um mundo com muitos sons, por isso, a proximidade do Senhor, nos permitirá ouvir, com nitidez, a sua ordem em determinados momentos de nossas vidas. Lembro das palavras do Apóstolo Paulo em Atos 20:22-23 = “E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.” Quando ouvimos a voz de Deus, a jornada pode até oferecer riscos, mas a sujeição deve nos proporcionar um peso maior em nossas vidas, nos levando a render-se e obedecer, sem questionar.

Muitas vezes, o Senhor nos manda sair da zona de conforto! Sair de perto de quem confiamos, amamos e temos uma história, parece causar medo, insegurança e desânimo. O Senhor nos apresenta cenários assim em Mateus 4:18-22 = “Caminhando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.” Quando ouvimos a voz do Senhor, somos desafiados a deixarmos a nossa zona de conforto. O texto nos mostra, pescadores deixando aquilo que sabiam fazer com excelência, além de parentes, para seguir por um caminho, que nem imaginavam qual era. Sabiam apenas que Jesus estava falando: Vinde após mim!

Muitas vezes o Senhor nos manda ir para lugares desconhecidos! Algumas vezes eu me vi perdido nas viagens de moto! Era preciso parar, observar o mapa e retomar a rota correta. Rota essa que me “garantia” o destino desejado. O cenário aqui é outro! A ordem de Deus é: Vai para a terra que te mostrarei! Aqui temos um momento onde é preciso um passo de fé! Muitas vezes, nos vemos assim neste mundo! Não sabemos o que fazer e nem para onde ir! São cenários como estes, que exigem confiança e determinação! É preciso coragem para seguir por caminhos, ainda não claros, mas a Palavra de Deus nos conforta ao dizer: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” - Salmos 119:105. Algumas vezes, veremos com clareza, à medida que caminhamos. Por isso, não devemos esperar todas as respostas ou entender todos os detalhes! Se Deus mandou seguir, sigamos, mesmo no escuro! Façamos isso certos que Deus nos mostrará o destino que Ele preparou para cada um de nós. CONFIEMOS!

Meus irmãos, ouçamos a voz de Deus! Há momentos que damos mais ênfase a voz do coração e isso pode nos levar ao fundo do poço! Paremos de ouvir os barulhos desse mundo, paremos de seguir o que essa sociedade diz e sigamos a VOZ DE DEUS, mesmo que seja loucura para o mundo.

Filipenses 3:13,14 = “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Que o Senhor no abençoe!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!