Quando focamos em vidas obtemos os melhores resultados
Sou pastor, oficialmente, desde 17 de Fevereiro de 2000. Há doze anos tudo que desejo realizar como igreja, tenho que fazer primeiro com que as ovelhas abracem a ideia. Uma vez que nossos objetivos encontram lugar no coração das ovelhas, os resultados são os melhores possíveis. O próprio Jesus nos ensina a doar-se primeiro antes de qualquer ação. Todas as demais atitudes devem proceder de uma prévia entrega pessoal à determinada causa ou objetivo. Por isso, como líder, busco alcançar e conquistar a confiança dos que me cercam! Esse é um trabalho lento, pois implica em ter tempo para gastar com vidas e não com processos e organizações.
Não é diferente no mundo corporativo. Hoje não alcançaremos bons resultados se antes não desenvolvermos boas ações de endomarketing. Nossos colaboradores precisam amar a empresa, precisam vestir a camisa, precisam se sentir reconhecidos e valorizados como profissionais. Portanto, o segredo está em conquistar o coração deles! O gestor de RH precisa ser muito mais que um conhecedor nato das técnicas de seleção e recrutamento. É preciso andar lado a lado com os colaboradores, conhece-los, ouvi-los, aconselha-los, motiva-los, etc.
A empresa não irá a lugar algum se o foco estiver apenas nos processos e resultados. É preciso reinventar os processos de gestão e entender que tudo começa com a vida de nossos colaboradores. Precisamos enxerga-los como de fato são! Seres humanos! Isso mesmo, seres humanos! Isso implica aceitarmos os erros como parte dos processos, implica também que alguns processos serão mais rápidos e outros mais lentos, que alguns colaboradores falam mais que outros e que alguns desenvolvem algumas ações melhores que outros! Isso é ser humano! Não podemos tentar padronizar a qualidade sem considerar os erros uma vez que os responsáveis por esta qualidade são diferentes, agem diferentes, pensam de forma distinta, etc, etc, etc!
Vivemos uma era em que a gestão de pessoas está em foco! Isso porque se chegou a conclusão que o maior patrimônio corporativo são os colaboradores. Através dessa visão muitas empresas têm se destacado no mercado de trabalho. Não é diferente quando olhamos para o profissional eficaz. Todo bom profissional irá investir em vidas para obter os melhores resultados. Há os que insistem em não seguir esse caminho, a esses nos resta lamentar e esperar que a maturidade profissional os alcance.
José Carlos
Graduado em Teologia
Graduando em Gestão de Recursos Humanos
Tecnólogo em Contábeis