QUEM, POIS, CONHECEU A MENTE DO SENHOR?
Romanos 11:33-36
“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! QUEM, POIS, CONHECEU A MENTE DO SENHOR? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Somos desafiados, DIARIAMENTE, a vivermos em busca de respostas! Queremos saber o porquê de tantas coisas! Ah, como seria bom entendermos sobre tudo que inquieta o nosso coração!
- Por que vivemos ansiosos com o futuro se Deus nos manda descansar nEle?
- Por que desejamos o mal, quando Deus nos manda amar os inimigos?
- Por que dedicamos cada minuto de nossa vida em ganhar dinheiro se Deus é o nosso Provedor?
- Por que não obedecemos a Deus sem questionar?
- Por que Deus não responde as nossas orações?
- Por que Deus não faz nada para acabar o nosso sofrimento?
- Por que o incrédulo prospera e nós não?
- Por que o casamento de alguns incrédulos é melhor do que o nosso?
- Por que?
Queremos respostas até para o que Deus não quer revelar! Quando o Senhor nos priva de entendermos, por completo algum assunto, ao invés de confiarmos e descansarmos Nele, simplesmente criamos respostas que se acomodem aos nossos pensamentos!
O FINITO DESEJANDO ENTENDER O INFINITO!
Deuteronômio 29:29 = “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”
- Estamos preparados para conviver com aquilo que não entendemos por completo?
- Estamos dispostos a exercitar uma vida por fé?
- Estamos maduros o suficiente para aceitar a Palavra de Deus como única Verdade, mesmo que fira aquilo que defendemos?
Ao pensar nesses pontos, me vem à mente a história de Jó! Homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Jó era alguém diferenciado, mesmo assim, não tinha todas as respostas, ele não sabia de tudo, Jó tinha muito a aprender!
Ao perceber diversas argumentações daquele homem íntegro e reto, o Senhor se apresenta em Jó 38:2-3 e diz: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber.”
Fico a pensar: Será que o mais inteligente e sábio homem existente na atualidade, teria argumentação suficiente para um debate teológico com o próprio Deus?
É evidente que NÃO! Mas confesso que alguns iriam se levantar e fazer exatamente o que Jó fez: “Falar daquilo que “pensam” que sabem!”
QUEM, POIS, CONHECEU A MENTE DO SENHOR?
- Jó 38:4 = Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento.
- Jó 38:19 = Onde está o caminho para a morada da luz? E, quanto às trevas, onde é o seu lugar?
- Jó 41:11 = Quem primeiro me deu a mim, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.
Queridos, acalmemos o nosso coração! Apesar de ser difícil, o Senhor nos chama a viver por fé! Essa vida firmada em Deus, nos fará desistir de acreditar em nossa limitada capacidade de pensar! Por mais sábios que pensemos que somos, ainda assim, somos NADA diante do Senhor!
Que a nossa resposta a tudo aquilo que “achamos” que sabemos seja a mesma dada por Jó:
Jó 42:1-6 = “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
Que o Senhor nos abençoe!
Carlinhos