ROTA DE FUGA
O ator Sylvester Stallone protagonizou um filme intitulado ROTA DE FUGA, onde ele buscava provar a fragilidade das prisões nos Estados Unidos e em locais e País diversos, sendo ele contratado para tal tarefa, MAS não é sobre esse tipo de fuga que desejo falar nesse momento.
Há também uma exigência do Corpo de Bombeiros, para que toda obra comunitária possua uma ROTA DE FUGA para facilitar a saída das pessoas em caso de acidentes ou incêndios, bem como para agilizar a própria ação dos bombeiros em caso de resgates, MAS também não é sobre esse tipo de fuga que desejo falar nesse momento.
Hoje, chamo a atenção para uma ROTA DE FUGA apresentada pela Palavra de Deus e que se refere a APARÊNCIA DO MAL.
Abaixo, segue o texto base, em algumas versões:
- 1 tessalonicenses 5:22 = Abstende-vos de toda forma de mal. (ARA);
- 1 tessalonicenses 5:22 = Afastai-vos de toda a forma de mal. (KJA);
- 1 tessalonicenses 5:22 = Abstende-vos de toda a aparência do mal. (ACF);
- 1 tessalonicenses 5:22 = Guardai-vos de toda a espécie de mal. (JERUSALEM).
Não resta dúvidas de que devemos nos abster, nos afastar, nos guardar... da aparência do mal!
Não precisa ser um claro e evidente pecado! Não precisa ser algo escandaloso... basta ter a “APARÊNCIA DO MAL”!
Viver debaixo da graça de Deus eleva o nível de comprometimento com a vida cristã. Para alguns, viver pela graça é sinônimo de “vida sem limites”, mas na verdade, está debaixo da graça de Deus, nos faz enxergar além da Lei e dos costumes judaicos. É como se Deus tivesse firmado o próximo nível de santidade, sendo a graça, um nível após a Lei.
Muitas vezes, queremos insistir em alguns comportamentos, por entender que não é pecado ou porque não temos uma reprovação clara de nossa própria mente e coração!
Seguir por esse caminho é bastante perigoso, visto que não temos um senso de justiça apurado e possuímos um coração que é enganoso, então confiar apenas e tão somente em nosso próprio julgamento, seria um grande risco.
O que fazer então?! Como agir em situações “cinzentas” e que não me parecem claras?!
Bom, sem sobra de dúvidas, a primeira coisa a fazer, é identificar se há algo em nossas vidas com esse perfil!
É possível identificar quando se tem uma mente aberta para viver de forma agradável a Deus!
Ore, continue orando e ore de novo, depois observe seus gestos, compare com os demais irmãos, leia a Palavra de Deus e peça respostas ao Senhor! Se tiver oportunidade, ouça homens mais velhos e experientes, homens de sua confiança. Filtre tudo e se posicione!
Ter o hábito de buscar está sempre no centro da vontade de Deus deve fazer parte da vida de todo cristão. O máximo que pode acontecer, é descobrirmos que NÃO HÁ NADA que tenha a aparência do mal em nossa conduta e isso deve ser motivo para glorificarmos o nome de Deus.
Contudo, havendo algo que precise ser ajustado, que tenhamos a coragem e determinação para fazer o que precisa ser feito para que o nome de Deus também seja glorificado, pois está escrito: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17)
O único caminho que não devemos tomar, é o de permanecer no erro, sem demonstração alguma de querer mudar, por “achar” que está tudo bem!
Que Deus nos ajude a encontrarmos nossas ROTAS DE FUGA!
Carlinhos