SAUDADE
O dicionário on-line define SAUDADE como sendo um sentimento nostálgico causado pela ausência de algo, de alguém, de um lugar ou pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados.
Esse cenário de Pandemia tem causado SAUDADE de muitas coisas e, de certa forma, isso é bom!
Por exemplo, sinto SAUDADE de:
- Abraçar pessoas;
- Visitar os meu pais;
- Passear com a minha esposa e filhas;
- Receber amigos em minha casa;
- Congregar com os irmãos.
Essa expansão do COVID 19 tem intensificado a SAUDADE por esses motivos e, me feito perceber um valor bem maior para cada ocasião.
Nas Escrituras Sagradas, também nos deparamos com momentos onde esse sentimento é demonstrado:
Filipenses 1:8 = Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
João 16:22 = Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.
Colossenses 2:5 = Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
1 Tessalonicenses 2:17 = Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente.
Romanos 1:9,10 = Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.
Que a SAUDADE das boas práticas e boas companhias, seja sempre uma constante em nossas vidas e, que esse sentimento, nos faça perceber a importância de cada gesto, de cada pessoa, de cada local e de cada atitude que temos deixado pausada por causa das circunstâncias atuais.
Contudo, creio ser inexplicável sentirmos SAUDADE de algumas práticas, por exemplo:
- Ler a Palavra de Deus;
- Orar;
- Pregar a Palavra;
- Evangelizar;
- Sofrer com os que choram;
- Se alegrar com os que se alegram;
- Dividir com os mais necessitados.
Se alguém estiver sentindo SAUDADE de algum desses pontos, é preciso repensar a condição de cristão, pois todas essas coisas podem ser praticadas diariamente, independente do cenário.
Sendo assim, tenhamos SAUDADE de todos e tudo que podemos sentir, em contrapartida, vamos manter em prática tudo aquilo que é inconcebível sentirmos SAUDADE!
Não nos afastemos de Deus ao ponto de sentirmos SAUDADES dEle e de seus princípios firmados para uma vida cristã.
Que Deus nos abençoe!
Carlinhos