SAUDADE

De acordo com o dicionário on-line, SAUDADE é um substantivo feminino que expressa sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar. Pode ser ainda a ausência de experiências prazerosas já vividas. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Filipenses, externa o seu sentimento: “Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.” - Filipenses 1:8.

Tomando por base, o significado da palavra SAUDADE, me vem à mente: Lugares inesquecíveis, Épocas inesquecíveis e Pessoas inesquecíveis.

Como essa expressão tem sido tão bem aplicável ao momento em que vivemos! Quantas pessoas estão perdendo pessoas queridas! Filhos que deixam pais; pais que deixam filhos; irmãos deixando irmãos, amigos deixando amigos! Em algum momento, num piscar de olhos, iremos lidar com essa realidade! Não há o que fazer: “ou deixaremos saudades ou sentiremos saudades!

Em tudo isso, há algo que não podemos perder de vista:

Salmos 116:15 = Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.

Na contramão das incertezas desta vida, temos a garantia de deixarmos SAUDADES para vivermos eternamente nos braços do Senhor. Assim, entendemos que a morte causa uma dor passageira! A morte não é o fim! A morte não pode anular nenhuma das promessas de Deus! A morte nunca será maior que o projeto do Senhor para o Seu povo! Por tudo isso, a SAUDADE encontra um espaço temporário em nossos corações! Esse sentimento será transformado em ALEGRIA quando estivermos para sempre com o Senhor na eternidade.

Assim como eu, muitos já perderam pessoas queridas! Muitos ainda irão perder! Nada pode mudar essa realidade! Mas os que confiam no Senhor, terão os seus corações confortados pelas promessas de vida eterna!

João 11:25 = Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

Eclesiastes 4:1,2 = Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos. Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem;

SIM, sentirei SAUDADES! Saudades das conversas, das risadas, das brincadeiras, dos debates bíblicos, do compartilhar, do amor, do abraço, do carinho, do cuidado, da atenção, da comunhão! SIM, sentirei SAUDADES, MAS o meu coração é confortado, pela certeza plena, de reencontrar TODOS os amigos e irmãos, que dormem em Cristo Jesus, para juntos ADORARMOS o TODO PODERESO DEUS, por toda a ETERNIDADE.

Apocalipse 4:1-11 = Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda. Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro. Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!