SOMOS COMO AS ÁGUAS

Eu e minha esposa temos o hábito de assistirmos programas de sobrevivência em selvas e ambientes remotos. Ficamos de olhos atentos a cada etapa do programa e, vibramos com a capacidade do ser humano em encontrar recursos em cenários onde a fome e a sede se apresentam sempre como prioridade.

O que nos chama a atenção, é o fato de que não basta encontrar ÁGUA, é necessário que tal água esteja em condições para o consumo humano.  

Nos locais remotos, alguns participantes encontram água salgada, doce, salobra, água suja, com peixes, com serpentes, águas claras e outras escuras, algumas saborosas e outras horríveis, algumas frias ou geladas e outras mornas ou quentes. Consideremos ainda as águas que caiem do céu e, que algumas vezes descem em forma de chuva e outras como fortes tempestades!

Fico imaginando a cena de uma pessoa perdida na selva, se deparando com uma fonte de ÁGUAS CRISTALINAS e boa para o consumo! Esse deve ser um encontro que marcará, para sempre, a vida de qualquer pessoa! Por outro lado, deve ser frustrante está perdido em uma ilha, onde os olhos podem contemplar ÁGUA por onde olhar, sem poder consumi-la!  

Hoje, observei o texto em Gênesis 1:6 que registra o nosso Deus fazendo separação entre ÁGUAS e ÁGUAS! Isso só fortalece a certeza de as ÁGUAS são diferentes umas das outras.

Partindo dessa verdade, é inevitável que pensemos sobre que tipo de ÁGUA temos sido neste mundo:

  • Somos águas capaz de saciar a sede das pessoas?
  • Somos águas cristalinas?
  • Somos águas carregadas de serpentes e monstros carnívoros?
  • Somos águas que servem para o consumo humano?
  • Somos águas salobras?
  • Que tipo de água somos?

Queridos, como cristãos, precisamos ser ÁGUAS que brotam do trono de Deus. Em João 7:38 está escrito: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”

Essa ÁGUA boa para o consumo é obra do Espírito Santo e não humana! Como homens, somos tendenciosos a sermos como ÁGUAS de pântanos, impróprias para o consumo. Contudo, o amor de Deus, nos purifica, dando-nos o privilégio de sermos ÁGUAS LÍMPIDAS.

Ao lermos sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana no evangelho de João 4, veremos que o Senhor se apresenta como a ÁGUA que produz VIDA e sacia eternamente. Como cristãos, não podemos continuar sem o desejo de purificação.

Nos programas de sobrevivência, os participantes fazem de tudo para conseguir purificar a ÁGUA, afim de garantir mais um dia no desafio. A princípio, tememos o fogo, pois ele oferece o risco da dor, MAS é pelo fogo e muitas vezes pela dor, que nos tornamos ÁGUAS BOAS PARA O CONSUMO!

Não se acomode por ser ÁGUA, lute para ser uma ÁGUA MELHOR! Saiba que é possível deixarmos as impurezas, é possível deixarmos a condição de ÁGUAS TURVAS para sermos ÁGUAS CRISTALINAS!

Que Deus nos abençoe!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!