UMA OVELHA CHAMADA PASTOR

Os anos de ministério me mostraram uma grande fragilidade no entendimento das responsabilidades de todo cristão. Geralmente se espera que o Pastor visite, aconselhe, pregue, evangelize, ensine, cante e esteja a frente de toda e qualquer programação ministerial.

Apesar de entender e perceber nas Escrituras Sagradas, algumas responsabilidades específicas do Pastoreio, em sua grande maioria, entendo que tais ações devem ser praticadas por TODOS que se dizem cristãos.

Pense comigo:

·        Quem irá pastorear as nossas esposas e filhos?

·        Quem irá visitar o nosso familiar necessitado?

·        Quem irá ensinar os nossos filhos os primeiros passos do cristianismo?

·        Quem irá disciplinar os nossos filhos, quando estes ferirem os princípios de Deus?

·        Quem irá evangelizar o nosso colega de trabalho?

·        Quem irá pregar, evangelizar, ensinar... quando estivermos viajando e surgirem as oportunidades?

Apesar de sermos OVELHAS, temos o dever de pastorear um determinado rebanho, colocado por Deus, sob a nossa responsabilidade!

·        Portanto, quando cobrar uma visita do pastor, lembre-se de visita-lo!

·        Quando cobrar pontualidade dos líderes, lembre-se de ser pontual!

·        Quando esperar uma palavra de encorajamento do Pastor, lembre-se de encorajá-lo sempre que possível!

·        Quando perceber seus filhos com atitudes errantes, lembre-se que a educação cristã deles, não está nos ombros da Escola ou Igreja, mas sobre os seus!

Olhemos para os pastores, como ovelhas separadas por Deus para determinados ministérios! Tenhamos a sensibilidade de olharmos para nós mesmos como ferramentas nas mãos de Deus para pregar, ensinar, exortar, evangelizar, com a mesma seriedade e prazer que um missionário, evangelista, pastor, presbítero ou diácono!

Para quem Deus estabeleceu as orientações abaixo?

·        2 Timóteo 3:16,17 = Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

·        1 Tessalonicenses 5:17 = Orai sem cessar.

·        Deuteronômio 11:19 = Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

·        Colossenses 3:16,17 = Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Queridos, em cenários distintos e em níveis diferentes, TODOS nós somos OVELHAS e TODOS temos um rebanho para PASTOREAR!

Lembro, certa vez no Seminário, que um Pastor, muito ativo, foi cobrado por uma Ovelha, na frente de todos os alunos! Aquele pastor visitava, aconselhava, cuidava, amava, mas, inevitavelmente, em alguns momentos, ele iria ter que fazer escolhas, deixando de fazer algumas coisas, para fazer outras. De forma branda, ele respondeu: “Querido, estive muito necessitado nos últimos meses, mas você nunca soube disso, porque nunca me visitou! Precisei comprar medicamentos, mas não tive condições e você não soube disso, porque nunca perguntou como eu estava!” Após alguns segundos, presenciei um forte abraço e um pedido de perdão!

Meus irmãos, TODOS temos responsabilidades uns com os outros! O verdadeiro cristão cuida e é cuidado! Aconselha e é aconselhado! Visita e é visitado! Ama e é amado!

Não esperemos apenas receber algo do próximo, tenhamos a iniciativa de fazer aquilo que esperamos que os outros nos façam, essa é ideia do CORPO DE CRISTO!

Gálatas 6:2 = Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.

Que Deus nos abençoe!

Carlinhos
 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!