VAMOS ORAR?
Lembro-me de um momento em minha vida, “2006”, onde separei 30 dias para me colocar em oração constante diante de Deus. Foram 30 dias de muitas lágrimas, mas também de muito conforto. Cada minuto que me colocava diante de Deus, pude sentir a sua presença, mesmo não tendo recebido a resposta esperada em minhas orações.
Como não tive um “SIM” como resposta, findei aquele tempo, com o sentimento de fracasso e tristeza, MAS o passar dos anos me mostraram que aquela havia sido a melhor resposta que Deus poderia ter me dado.
A oração eficaz não é, necessariamente, a que nos satisfaz. Algumas vezes vamos ouvir "não", "espere" ou até mesmo “SIM!”
Experimentei outro momento em minha vida, onde orei com medo e sem acreditar fortemente que Deus iria me atender. Eu mesmo, enquanto orava, dizia no meu íntimo: Por que estou duvidando? Por que estou com medo?
As vezes iremos orar sem fé, com medo e sem saber ao certo o que estamos pedindo! Diante de tantos cenários, surge a pergunta: A MINHA ORAÇÃO FAZ ALGUMA DIFERENÇA?
As Escrituras Sagradas nos orientam de forma clara e direta sobre a oração:
- Colossenses 4:2 = Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.
- 1 Tessalonicenses 5:17 = Orai sem cessar.
- Lucas 22:40 = Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
- Tiago 5:16 = Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
A Palavra de Deus é clara quando trata da oração. Não é opcional para o cristão! Precisamos orar! A oração faz parte de nossa vida e sem ela, não há sentido crermos em Deus.
A princípio, podemos concluir que a oração é uma das características do povo de Deus e sem essa marca, ficamos sem identidade. Por isso devemos ORAR SEM CESSAR!
Contudo, o fato de entendermos a necessidade de orar, não responde à pergunta inicial: A MINHA ORAÇÃO FAZ ALGUMA DIFERENÇA?
Antes de responder essa pergunta, é preciso entender a profundidade da oração. O que é oração para você? Por que você ora? Com que frequência você ora?
Se entendermos que a oração é o meio escolhido por Deus para mantermos um relacionamento com Ele, então começaremos a entender melhor a sua importância. O grande erro está em pensarmos que a oração existe apenas para PEDIRMOS ALGO!
Por isso é muito difícil começar e finalizar uma oração sem pedir alguma coisa! Iniciamos uma oração de gratidão, mas não nos controlamos e pedimos algo! Iniciamos uma oração de confissão e, inevitavelmente, pedimos alguma coisa! Por mais que saibamos o motivo de determinadas orações, sempre nos pegamos pedindo, pedindo e pedindo!
Portanto meus amigos, SIM, a nossa oração faz muita diferença! O que precisamos entender, é que a nossa relação com Deus NÃO É uma relação entre um “sortudo” e o “Gênio da Lâmpada”!
Sou casado e pai de duas filhas. Fico imaginando como eu iria me sentir, se todas as vezes que uma delas me procurasse, fosse para pedir algo! As vezes agimos assim com Deus.
Queridos, através da oração temos o privilégio de conversarmos com Deus sobre tudo! Podemos e devemos falar com Ele sobre os nossos medos e anseios; sobre os nossos projetos; casamento e criação dos filhos e, entre muitas coisas, devemos pedir a Ele algo que sonhamos, sabedores que Ele é Soberano.
É tempo de buscarmos a Deus em oração! É tempo de conversarmos com Ele, chorarmos, sorrirmos e dividirmos cada instante de nossas vidas com o nosso Pai.
Se dissermos que somos cristãos, mas não temos o hábito de orar, precisamos rever a nossa condição! É impossível convivermos com alguém que afirmamos conhecer, sem trocar uma palavra com ela. Creio que quanto maior o tempo de ORAÇÃO, maior será a intimidade.
Sendo assim: MUITA ORAÇÃO, MUITA COMUNHÃO; POUCA ORAÇÃO, POUCA COMUNHÃO; NENHUMA ORAÇÃO, NENHUMA COMUNHÃO.
Vamos orar?
Carlinhos