VERDADE

Segundo o dicionário on line, podemos entender a VERDADE como sendo a característica de estar em conformidade com os fatos ou a realidade.

Lembro de uma conversa recente com uma amiga que relatou a experiência dela dentro de um carro. Ela estava refletindo sobre a sensação de estar parada, sentada e relaxando no banco de trás, enquanto percebia a paisagem passando, dando a sensação de que havia movimento.  Ela levantou essa questão, para me fazer duvidar da VERDADE ABSOLUTA, sugerindo que toda VERDADE é relativa!

O fato é que somos tendenciosos a sermos levados pelas VERDADES que nos agradam e nos convém. Alguns acreditam em tudo que ouvem, outros dão crédito apenas o que pessoas “importantes” falam; existe ainda aqueles que só acreditam em pessoas que fazem parte do seu círculo de amizade, recusando-se a considerar a VERDADE vinda de outra fontes. Não posso deixar de considerar, aqueles que não acreditam em ninguém! Para estes, nada é VERDADE!

Se formos considerar o histórico da humanidade, de fato ficará muito difícil, acreditarmos nas pessoas.

  • Quem NUNCA mentiu?
  • Quem NUNCA acreditou que as suas mentiras fossem “VERDADES”?
  • Quem NUNCA foi surpreendido por mentiras vindo de um amigo ou pessoa amada?
  • Quem NUNCA mentiu para Deus, se é que isso seja possível?

O nosso coração corrompido, nos leva em dois caminhos:

  1. As vezes temos por VERDADE as palavras de alguém, mesmo que não aponte para a realidade dos fatos;
  2. Outras vezes temos por VERDADE as nossas próprias mentiras por medo de que nos vejam, como de fato somos.

Além disso, ainda somos confrontados pelas VERDADES abaixo:  

  • Jeremias 17:5 = Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!
  • Jeremias 17:9 = Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

Não é difícil concluir que devemos ser atenciosos, quando a VERDADE resulta da análise do nosso coração, que é enganoso e corrupto!

Por tudo isso, sejamos criteriosos antes de julgar se algo é VERDADE ou MENTIRA! Não nos posicionemos, como se fôssemos donos exclusivos da capacidade de estarmos em sintonia com os fatos e a realidade.

Adão e Eva acreditaram nas “VERDADES” proferidas pela serpente e... sabemos muito bem o final dessa história!

Que o filtro de toda VERDADE seja o próprio Deus! Que os nossos olhos possam buscar a VERDADE onde não há variação ou mácula!

  • Números 23:19 = Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
  • Isaías 55:11 = assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Que a nossa vida esteja fortalecida e firmada nas VERDADES de Deus, pois são absolutas e eternas! Peçamos, diariamente, que o Deus da VERDADE, sonde os nossos corações! Acreditar em tudo e todos é replicar o erro cometido no Éden.

Busquemos a VERDADE, a VERDADE de DEUS, não a nossa, dos livros, dos mestres ou eruditos, mas de DEUS!

Carlinhos

 

OREMOS PELAS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
PELA FALTA DE AMOR, DE PERDÃO!
PELA QUANTIDADE DESENFREADA DE LARES DESFEITOS!